No Brasil desde 2018, a venezuelana Raquel Marín relata que antes mesmo de conhecer a ADRA, ela já tinha ouvido falar do trabalho humanitário que a instituição realizava e isso lhe chamava a atenção.
“Quando cheguei na ADRA fui muito bem atendida. O projeto do qual fui beneficiária me ajudou muito, e depois de alguns meses aqui eu consegui ir à Venezuela e trazer minha família para o Brasil”, conta Raquel.
No novo país e com a responsabilidade de cuidar do seu pequeno filho, a documentação e a língua dificultavam as coisas, mas com determinação Raquel conseguiu regularizar sua documentação, aprender o idioma e realizar vários cursos profissionalizantes.
Curso de Robótica: um antes e um depois
No início de 2024 Raquel ficou sabendo da convocatória da ADRA que oferecia aulas gratuitas de robótica para crianças. “Inscrevi meu filho e fiquei muito feliz quando soube que ele havia sido selecionado”.
As aulas de Robótica aconteceram na ADRA através de uma iniciativa da equipe do projeto Providência e com a parceria da Educacional, instituição de tecnologia e inovação, e a ControlBot – Operadora Regional da FIRST LEGO League Explore.
Leia também – Primeira turma de Robótica para Crianças conclui aulas com participação em evento Regional no Amazonas
Raquel conta que o Emanuel sempre foi um bom aluno, mas que tinha dificuldade para interagir, conversar ou fazer amizades. “Na escola me falaram que ele era muito calado e tímido”, disse Raquel.
Em pouco tempo, após o início das aulas, uma mudança foi facilmente percebida pela jovem mãe. O Emanuel ficava muito feliz quando chegava o dia da aula, e de acordo ao relato da sua mãe, o pequeno voltava para sua casa empolgado, contando detalhes da aula, do lanche, da professora e da atenção especial que recebia na ADRA.
“Estou muito feliz porque depois do curso de robótica percebi que meu filho se desenvolveu mais, aprendeu novas habilidades e melhorou na interação com outras pessoas. Ele agora fala muito bem tanto em português como em espanhol, e essa melhoria me enche de grande alegria”, expressa Raquel.
No dia 28 de junho, uma celebração no Instituto Cultural Brasil – Estados Unidos (ICBEU), foi a oportunidade para que as crianças da turma de robótica da ADRA apresentassem o projeto construído e programado por eles mesmos durante as aulas. Na ocasião, todos receberam um certificado e uma medalha por se destacarem na categoria Challenge Solution Award.
Nesse dia o Emanuel participou ativamente na apresentação do projeto e até concedeu depoimento à equipe de comunicação da ADRA. “Aprendi novas coisas, aprendi sobre programação, aprendi a conectar e a construir melhor. Foi muito legal participar das aulas de robótica na ADRA’, comemorou o pequeno.
Uma oportunidade incrível
Para Raquel, é muito bom que a ADRA tenha iniciativas como o curso de Robótica para crianças.
“Eu sei que muitas mães, pais e avós querem oportunidades como essa para seus filhos. Então o que a ADRA está fazendo pelos nossos filhos é incrível porque muitas vezes nós não temos a oportunidade de aceder a esse tipo de cursos por conta dos custos”, expressa Raquel.
Hoje a Raquel comemora o desenvolvimento do seu filho e destaca como o curso foi positivo para que seu filho Emanuel tenha interesse por áreas que antes não tinha como a programação e construção de projetos de robótica.
“Muito obrigado ADRA, por acolher minha família. Eu sei que vamos continuar nos encontrando em outros projetos, em outros cursos”, concluiu.
Shirley Rueda – Assessoria de Comunicação