Homenagem marca o Dia Mundial dos Refugiados na Regional Amazonas

Manaus, AM – Como uma homenagem pelo Dia Mundial dos Refugiados, a ADRA promoveu uma programação com venezuelanos beneficiários do projeto Alimentum em Manaus.

“Pensando neles realizamos um programa no qual trouxemos algumas lembranças e revivemos momentos marcantes da luta de cada um deles por uma vida melhor em outro país” ressaltou Laura Mota, coordenadora do projeto Alimentum em Manaus.

Além das homenagens, uma equipe integrada da ADRA ofereceu serviços de orientação, pré-documentação e assistência social. E uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), apoiou as atividades realizando o conhecido Cadastro Único, que permite aos beneficiários o acesso a diversos serviços sociais.

“Através dessa homenagem nós estamos dizendo aos refugiados que a ADRA tem portas abertas, e que estamos buscando a cada dia melhorar os serviços para que eles possam recomeçar tendo todos seus direitos assistidos e vivendo de forma mais digna”, ressalto a coordenadora Mota.

 

“Ser migrante não é fácil, dói muito. Mas hoje eu me sinto amada e tenho uma nova esperança”

 

Daigris Vásquez é beneficiaria do projeto Alimentum. Ela chegou no Brasil há um mês com seu esposo e os seus dois filhos de 5 e 11 anos.

Os primeiros dias no Brasil foram difíceis principalmente pela língua e o choque cultural.  A família passou alguns dias em refúgios e outros na rua. Como consequência dos dias sem teto um dos filhos teve uma crise de asma, e aquele foi um momento muito duro e desafiador.

Depois de mais alguns dias, a família conseguiu ir para Boa Vista e depois para Manaus.

“Aqui em Manaus nos receberam muito bem”, conta Daigris enquanto lembra que pouco a pouco se deu conta que podiam sim recomeçar e ser felizes mesmo que fosse em um lugar desconhecido e diferente.

Foi através de outros venezuelanos que Daigris encontrou a ADRA. “No começo parecia difícil acreditar que uma instituição pudesse nos ajudar tanto. Mas fomos muito bem recebidos pela equipe da ADRA. Este é um lugar onde você é valorizado, um lugar onde há acolhimento e orientação”.

  • Leia também

ADRA beneficia migrantes venezuelanos através do projeto Alimentum – Adra

Assim como outros venezuelanos, a Daigris participou no programa de homenagem pelo dia dos Refugiados.

Como parte das atividades promovidas, houve uma apresentação musical que emocionou o público, e foi oferecido também um bolo especialmente decorado com as cores da Venezuela.

“Ser migrante não é fácil, dói muito”, expressa, “mas hoje eu me sinto amada, querida e com uma nova esperança. Obrigado ADRA pelo dia de hoje, pela homenagem, por cantar nossa música e por nos fazer sentir como parte da sua família”.

Atualmente Daigris é beneficiaria do projeto Alimentum, uma iniciativa que é financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e implementada pela ADRA com o propósito de contribuir à redução da insegurança alimentar dos migrantes venezuelanos.  [Shirley Rueda, Regional Amazonas]

 

GALERIA DE IMAGENS

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros