Manaus, AM – Na última segunda-feira, dia 5 de maio, a ADRA (agência humanitária implementadora do projeto WASH do UNICEF em Manaus), realizou um evento marcante para a educação e o saneamento básico na zona rural da capital amazonense.
A programação revelou as 20 escolas selecionadas para receber melhorias em infraestrutura de Água, Saneamento e Higiene (WASH), em uma ação que vai beneficiar mais de 4 mil alunos e as comunidades onde essas instituições estão inseridas.
O projeto WASH nas Escolas tem como foco garantir condições dignas de aprendizado e saúde para estudantes da área rural de Manaus, especialmente nas calhas do Rio Negro e do Rio Amazonas, regiões que enfrentam desafios estruturais como difícil acesso, falhas no fornecimento de energia elétrica, escassez de água e isolamento durante o período de estiagem.
Durante o evento, realizado no auditório da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, 43 escolas participantes receberam certificados de reconhecimento pelo envolvimento no projeto. Vídeos gravados por alunos e professores foram exibidos, mostrando a realidade enfrentada por essas comunidades escolares e a urgência de melhorias.
“É muito emocionante ver esse projeto sendo aplicado e dando resultados. A ADRA acreditou com a gente e foi trazendo esse olhar mais regionalizado, mais local, aterrissando as metodologias na nossa realidade”, destacou Paulo Diógenes, consultor do UNICEF em Água, Saneamento e Higiene (WASH) e idealizador do projeto.
As 20 escolas premiadas receberão, até 2026, investimentos em infraestrutura como instalação de placas solares, biodigestores para a produção de biogás e cisternas para captação de água da chuva.
Representando o sentimento coletivo dos gestores das escolas premiadas, muitos destacaram os desafios enfrentados recentemente e a importância da conquista:
“Apesar dos desafios, especialmente com a falta de energia no último mês, conseguimos conduzir o projeto, e ser escolhidos é uma grande conquista que reforça a importância das ações de WASH para transformar não só a escola, mas toda a comunidade”, expressa a gestora da Escola Municipal Canaã I, Elizabete Silva de Alencar.
Ao longo do projeto, a ADRA promoveu treinamentos para gestores e professores sobre gestão de temas relacionados à água, saneamento e higiene. Também foram realizadas ações de diagnóstico, assessorias e mobilização, com o apoio de parceiros como a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), a Fiocruz, a OCA Consultoria e a AEGEA – por meio da concessionária Águas de Manaus –, responsável pelo financiamento das melhorias.
O evento de premiação foi encerrado com a entrega de troféus às 20 escolas destaque e uma roda de troca de experiências entre representantes das instituições, parceiros e apoiadores. Os relatos emocionantes e os agradecimentos reforçaram o impacto transformador do projeto.
A partir de 2025, as obras de melhoria serão iniciadas e devem marcar um novo capítulo na educação rural manauara, levando mais dignidade, saúde e oportunidades para crianças e adolescentes da região.
Shirley Rueda, Regional Amazonas
GALERIA DE IMAGENS