Famílias desalojadas receberam cartão alimentação, cestas básicas e kits de higiene e limpeza.
A intensidade das chuvas que atingiram o Estado da Bahia nos dois últimos meses surpreenderam meteorologistas e prejudicaram o cotidiano de centenas de pessoas em diversos municípios e áreas rurais. As precipitações causaram deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores, deixando inúmeras famílias desalojadas.
Daiane Batista dos Santos, moradora de Jéquie, Bahia, foi uma das 65 mil pessoas em 51 cidades que foram afetadas pelas fortes chuvas.
No momento da enchente, a moradora do bairro Km 3 estava viajando. Entretanto, as águas adentraram sua casa e ela perdeu tudo o que tinha “Não sobrou nada”, lamenta.
Para auxiliar centenas de pessoas que, assim como Daiane, perderam tudo, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) realizou diversas ações humanitárias.
Uma das ações foi a parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro. O governo americano fez uma doação de US$ 10.000 por meio da USAID. O valor foi convertido na compra de 300 cestas básicas.
A coordenadora de emergências da ADRA Brasil, Isabella França, destaca que cooperações como essa são fundamentais. “Por meio delas podemos viabilizar nossa frente de resposta a emergências e até mesmo alavancar as respostas que já executamos em parceria com outras instituições, como a ADRA Internacional. Esperamos continuar fortalecendo nossa parceria com a USAID e levar cada vez mais alívio e ajuda a mais pessoas”, pontua a coordenadora.
LEIA TAMBÉM: Rapidez na ação da ADRA com pessoas atingidas em enchentes ajuda a aperfeiçoar serviço de entrega de donativos
Outras ações
A Agência Adventista também atendeu 860 famílias através da entrega de um cartão alimentação no valor de R$ 227,00 cada. A coordenadora de Emergências da ADRA Bahia, Francine Souza, explica que além do valor, foram distribuídos kits de higiene e limpeza. “Neles continham: um pacote de papel higiênico, um pacote de esponja de aço, 500 gramas de sabão em pó, uma garrafa de água sanitária e duas garrafas de detergente líquido”, contabiliza a coordenadora.
Apesar das perdas que sofreu, Daiane, citada no início desta reportagem, pode experimentar um pouco de alegria por meio das ações dos voluntários da ADRA. “Só tenho a agradecer pelas pessoas que Deus enviou em minha vida. Elas ajudaram até a limpar minha casa, apesar de ter perdido tudo o que tinha dentro dela. Toda nossa comunidade foi beneficiada com o cartão alimentício e cestas básicas. Hoje estou feliz. Olho para minha vida, para minha casa e, a despeito das dificuldades, vejo a mão de Deus”, conta, emocionada.
Cada vez que acontece uma emergência, a ADRA realiza um mapeamento e monitoramento das regiões afetadas. Em seguida, monta equipes de trabalho e reúne voluntários e parceiros. Também é feito um cadastramento de famílias afetadas para que recebam ajuda de forma rápida.
Tatiane Magalhães foi uma das voluntárias que atuou na emergência. Ela visitou pessoas que foram afetadas pelas chuvas e fez cadastramento para a entrega dos cartões de alimentação e das cestas básicas. “Não tenho palavras para expressar ou descrever a emoção que senti ao ver as pessoas que passaram por um momento tão difícil como esse, receberem esse auxílio da ADRA”, expressa.
A voluntária ainda ressalta que ver o sorriso no rosto de cada beneficiado foi gratificante. “Me senti honrada, sendo um canal de bênção por fazer parte do voluntariado da ADRA. Só tenho a agradecer a Deus por todas essas bênçãos”, conclui Tatiane.