Projeto de geração de renda da ADRA favorece empreendedorismo feminino

Das diversas histórias de transformações que ocorreram no projeto, a mudança de uma mulher tímida, que superou suas limitações, tornando-se professora voluntária e empreendedora, é a mais marcante.

Nessa época de pandemia, em meio a crise financeira que o país vive e com um alto índice de desemprego, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o quarto trimestre do ano passado fechou com um contingente de 13,5 milhões de desempregados. Com um resultado assim, não há muito o que comemorar no Dia do Trabalhador (1). Ainda segundo levantamento do IBGE, a taxa de desemprego entre as mulheres brasileiras foi de 16,4% no quarto trimestre de 2020, o que significa 37,8% superior à taxa de desocupação dos homens.

 Diante deste cenário de desemprego, surgem histórias de superação e empreendedorismo. Através de  cursos gratuitos e projetos sociais desenvolvidos pela Casa de Lió, Núcleo da ADRA – Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – na cidade de Itabuna, sul da Bahia, pessoas vem sendo beneficiadas há cerca de 6 anos, e conseguem se especializar e ter sua fonte de renda. Segundo a coordenadora do projeto, Carla Pitta, o público-alvo do projeto são mulheres, idosos, crianças e adolescentes, mas, a maior parte dos alunos são o público feminino, representando 80% dos matriculados. Durante a pandemia os cursos tiveram que ser suspensos, mas ainda assim o projeto mantém contato com todos, quando possível, de forma virtual. Carla conta que a maior parte das mulheres que estudam na Casa de Lió, conseguem aperfeiçoar ainda mais os conhecimentos, se tornam artesãs e a partir de então empreendem uma carreira de negócios.

Denise Guimarães, foi aluna do curso de ponto cruz e atualmente é professora voluntária no projeto. (Foto: May Rios)

Das diversas histórias de transformação que ocorreram no projeto, a história de Denise Guimarães foi a que mais marcou, segundo comenta Carla. “Ela entrou no projeto como aluna, depois se tornou professora voluntária, e a partir daí conseguiu criar seu próprio negócio com o aprendizado nos cursos que participou”, mencionou.

Uma mulher tímida, que ao matricular-se para fazer o curso de ponto cruz, conseguiu vencer a timidez, tornou-se professora voluntária do projeto e empreendeu seu próprio negócio, motivando outras mulheres a fazerem o mesmo. As habilidades que Denise tinha com pintura, fez com que a coordenadora Carla fizesse a proposta para que ela fosse uma das professoras voluntárias do curso. “Demorou para ela aceitar, a timidez dela dificultava, mas com o tempo ficamos amigas e fomos quebrando o gelo. Daí então fizemos a proposta e aguardamos até ela se sentir à vontade e aceitar dar aula. Mas, quando começou foi um sucesso foi tão grande, que já são 4 anos conosco dando aula de pintura em fraldas e pintura em pano de prato”, relatou Carla.

A determinação de Denise foi tão grande que ela decidiu fazer um curso adicional de bordado em sandália e pintura em camiseta. Hoje, um dos cursos mais procurados no Projeto Casa de Lió é o de pintura ministrado por ela. “As pessoas procuram o curso já falando dela. A expectativa de estudar tendo ela como professora é muito grande, e as vagas acabam rápido”, disse Carla.

A mudança de vida 

Segundo conta Denise, o artesanato surgiu em sua vida como uma necessidade de ocupar o tempo, diminuir a timidez e ansiedade. Ao conhecer o projeto e os cursos oferecidos, tomou a decisão de que ali seria o pontapé inicial para sua carreira como artesã. “Hoje eu me vejo uma artesã, uma empreendedora, e a ADRA através do Núcleo Casa de Lió, foi fundamental para que isso acontecesse. Lá eu me sentia útil, e o pouco que eu tinha a oferecer se tornou muito para muitas mulheres, que assim como eu queriam simplesmente uma oportunidade. De aluna a voluntária foi bem rapidinho, porque eu gosto muito de artesanato, manualidades, gosto de pintar e acredito sempre que pessoas precisam de apoio para crescer, para mostrar o seu potencial”, relatou.

A Casa de Lió, não só agregou mais uma profissão para Denise, que já tem formação na área de pedagogia, mas, conforme relato, incentivou e motivou a empoderar outras mulheres a aprender, desenvolver habilidades e começarem uma carreira de negócios promissora. “Eu deixava transparecer o quantos elas eram promissoras e capazes, que aquela peça que estavam trabalhando, fazendo, era um desafio pessoal, um desafio único, e que ninguém faria igual. Fazer parte de tudo isso ajuda a transformar vidas e doar-se em benefício de outros. Me faz bem. Então se me faz bem, é lá no projeto Casa de Lió que quero estar”, concluiu.

Denise tem uma página no Instagram onde comercializa e divulga seus trabalhos. Ela faz pinturas e bordados em enxovais de bebês e roupas infantis. Para abrir seu próprio negócio contou com a ajuda de seu esposo Salomão Guimarães, que a presenteou com uma máquina de bordados. “Resolvi dar a máquina, porque me surpreendi muito com a evolução do seu trabalho depois que entrou no projeto”, disse.

Salomão diz que é grato a Casa de Lió pelo que tem feito na vida de tantas pessoas, principalmente na vida de sua esposa. “Eu tenho que agradecer a Casa de Lió. Denise hoje é outra mulher, tanto em casa, quanto socialmente. A vida dela foi transformada”, concluiu.

Todos os projetos da ADRA, são mantidos por doações que podem ser feitas através do portal oficial.

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros