Alunos do curso de Confeitaria do Centro de Juventude de Samambaia Sul encerram atividades com comemoração

O curso é uma parceria entre a ADRA DF/GO e SENAC

 

Na última quinta-feira, (27), a turma composta por 16 jovens e adolescentes do curso de Confeitaria concluiu suas atividades. Como última tarefa prática, os alunos elaboraram receitas de doces e bolos. A capacitação foi realizada em um período de 300 horas, o equivalente a três meses, sendo ministrado de segunda a sexta-feira.

A Oficina é oferecida pelo Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e em Goiás (ADRA DF/GO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Jeferson Carlos, de 23 anos, é um dos jovens que concluiu o curso e relata sua experiência. “Entrei sem perspectiva e hoje agradeço muito a oportunidade. Realizei dois cursos, de panificação e confeitaria. Pude aprender várias coisas da melhor forma possível pois tive muito incentivo. Atualmente trabalho na área de panificação na Ceilândia Sul”, afirma.

A Cleiene de Oliveira, realizou o curso de panificação e confeitaria para se profissionalizar e empreender. Ela descreveu sua experiência nos cursos. “Minha participação nos cursos foi positiva, achei que fosse algo muito básico, mas não é.  A prática do ensino, a didática, realmente te capacita para um emprego. Além disso, também acabei me familiarizando com as pessoas. Também acho que a missão da ADRA é muito bonita, pois está ajudando as pessoas e me identifico com isso, então me sinto em casa”, disse.

Waldemar Camilo foi responsável por ministrar as aulas. Ele detalha as etapas (módulos) que os jovens executaram e que o projeto integrador avalia a parte prática e teórica. “O curso é modular, dividido em 5 etapas. Os alunos aprendem sobre questões de higiene, as técnicas de confeitaria, os principais utensílios que são utilizados e os principais insumos. Temos o laboratório (a cozinha) para a vivência da prática que conduz os alunos para uma série de produções de receitas”, afirma.

O Supervisor Pedagógico do curso de Gastronomia do Senac, Marcelo Cavalcante, fala sobre as parcerias do SENAC e o impacto que o curso de confeitaria causou na vida dos alunos. “Atualmente estamos com novas parcerias com hotéis, como o Brasil 21, o Ministério Público, Shoppings e unidades de internação. Temos relatos positivos de pessoas que realmente buscam uma qualificação profissional. Sabemos que, hoje, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e o nosso papel é desenvolver pessoas qualificadas”, declara.

O coordenador do Centro de Juventude de Samambaia Sul, Geovani Lima, ressalta a relevância que o curso teve nas vidas dos jovens.  “Percebemos que, no decorrer do curso, alguns jovens já começaram a empreender, alguns faziam pão de mel para aniversários e casamentos. Os alunos gostaram demais, criou- se um vínculo muito bom com professores e alunos. Eles se sentiram incluídos e capacitados”, destaca.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros