Peças publicitárias elaboradas por alunos do curso de Marketing Digital foram publicadas no perfil da ADRA DF/GO no Instagram
O Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) realizou, neste mês de setembro, nos Centros de Juventude de Samambaia Sul e do Recanto das Emas, oficinas e rodas de conversa sobre a prevenção ao suicídio, com o acompanhamento de assistentes sociais e psicólogos.
Os jovens do Centro de Juventude de Samambaia Sul participaram de rodas de conversa com professores do Centro de Ensino Fundamental 411 e com alunos do Centro de Ensino Fundamental 507, ambos de Samambaia.
Os jovens do Centro de Juventude do Recanto das Emas participaram da oficina “Arte como Instrumento Terapêutico”, assistiram a uma palestra sobre saúde mental na periferia e participaram de uma roda de conversa sobre a pressão para ascensão social.
As atividades integraram as ações do Setembro Amarelo, uma campanha de prevenção ao suicídio criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
Conheça as campanhas criadas pelos alunos do curso de Marketing Digital:
A aluna do curso de Marketing Digital, Fernanda Corrêa, de 14 anos, relata que participou pela primeira vez da criação de uma campanha publicitária para as redes sociais e que ficou contente com o resultado. ”Achei a iniciativa muito interessante, nunca tinha feito antes, adorei participar desse Projeto. Contribui com a produção do vídeo, além de também ter atuado. Todos os outros alunos participaram e, no final, entregamos um trabalho incrível” afirma Fernanda.
Para Kharen Germano, de 16 anos, que também cursa Marketing Digital, a experiência de ter participado do exercício lembrou sobre a importância da vida e de apoiar as pessoas que precisam de ajuda. “Pude compreender que a vida é muito importante. Devemos sempre apoiar as pessoas nos mínimos detalhes, porque talvez não seja importante para nós, mas sim para elas”, disse Kharen.
O professor de Marketing Digital do Centro de Juventude de Samambaia Sul, Tony Vianna, avaliou como excelente trabalhar nesta atividade com os alunos porque todos abraçaram a campanha. “Minha experiência foi a melhor possível. Eles entenderam o real significado do Setembro Amarelo, identificaram os pontos necessários que eles queriam expor e debater. Mostraram o quão importante é a vida para eles e também para o público-alvo da campanha”, descreve Tony.
Prevenção ao suicídio
O suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens e os adolescentes de 15 a 24 anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Cerca de 90% das pessoas que comentem suicídio possuem alguma doença emocional, sendo a depressão, a mais comum.
Existem iniciativas que atuam no combate ao suicídio. Uma delas, é a do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma associação que presta serviços voluntários e gratuitos de apoio emocional, atendendo pessoas que procuram por ajuda em todos os estados brasileiros. A instituição conta com mais de 120 postos para o atendimento presencial, em 24 estados mais o Distrito Federal.
Para solicitar ajuda, basta ligar no número 188, sem custo de ligação, a qualquer hora do dia.
Conheça as campanhas criadas pelos alunos do curso de Marketing Digital:
Confiras as fotos das ações do Setembro Amarelo: