Núcleo da ADRA DF/GO celebra Dia Nacional da Juventude com formatura de jovens e adolescentes

Em celebração ao Dia Nacional da Juventude, que é comemorado nesta sexta-feira (12/8), o Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) realizou, na tarde da quarta-feira (10/8), a formatura de 110 jovens e adolescentes que concluíram os cursos de Informática e Marketing Digital, ambos com módulo de Empreendedorismo, no Centro de Juventude de Samambaia Sul e do Recanto das Emas.

A cerimônia contou a presença de autoridades que atuam em temas relacionados à juventude, palestras sobre o mundo do trabalho e roda de conversa, com o objetivo de ouvir a opinião dos jovens sobre os projetos desenvolvidos pela ADRA, entrega de certificados e lanche preparado pela equipe do Centro de Juventude.

A psicóloga, empresária e mentora do Teen Mentors, Patricia Estrela, proferiu palestra sobre perfis comportamentais para a educação profissional de crianças e adolescentes, destacando a importância dos projetos da ADRA para o desenvolvimento técnico dos jovens.

“Ter um espaço com essa estrutura de acolhimento e de desenvolvimento faz toda a diferença para os jovens, inclusive para os que estavam inseridos no contexto do alcoolismo, das drogas e de doenças como a depressão e a ansiedade, e que foram resgatados pela ADRA. Aqui, eles são amados, cuidados, respeitados e agora são capacitados profissionalmente. Para mim, é uma honra fazer parte disso”, afirma Patrícia. 

A roda de conversa foi conduzida pelo embaixador da juventude pela Organização das Nações Unidas (ONU) Jeconias Neto, pela secretaria de juventude do Distrito Federal, Leila Ornelas, pelo coordenador do Centro de Juventude de Samambaia Sul, Geovani Lima, e a coordenadora do Centro de Juventude do Recanto das Emas, Eliete Moreira.

Vários jovens apresentaram suas opiniões e fizeram elogios ao Centro de Juventude, afirmando que é um lugar de paz e tranquilidade, com um ambiente organizado, bem equipado e com profissionais solícitos. Também fizeram sugestões de novos projetos como aulas de Libras, competição de queimada, dois novos cursos de artes, como: desenhos e grafite.

Maria José falou sobre a transformação que o Centro de Juventude promoveu em sua rotina. “O Centro de Juventude mudou a minha vida. Casei aos 14 anos e tive filhos, nunca estudei e graças a essa oportunidade, hoje sou formada em Marketing Digital e já atuo nessa área com muita dedicação. Sou youtuber, dona do canal “Cantinho da Maria”. Por lá, falo sobre minha trajetória e sobre as tarefas do meu dia a dia’, relata Maria José.

Lívia Tainara Dantas, de 19 anos, concluiu o curso de Marketing Digital e atualmente é voluntária da ADRA. “Minha experiência foi ótima. Aqui é como se fosse um lar tranquilo e acolhedor, por isso escolhi ser voluntária da ADRA e futuramente pretendo trabalhar com marketing”, afirma.

O encerramento foi realizado pelo embaixador da juventude pela ONU, Jeconias Neto, que destacou a necessidade dos jovens aproveitarem as oportunidades nessa fase da vida. “Quando falamos de juventude, falamos de jovens que estão colocando em sua trajetória o conhecimento. Cada jovem presente está escolhendo o que colocar em sua bagagem, determinando sua companhia e seu destino. Todos vocês já são vencedores por sua própria trajetória”, enfatiza Jeconias Neto.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros