Projeto social beneficia mais de 6 mil pessoas no Distrito Federal

Projeto Social: vidas estão sendo transformadas por meio da qualificação profissional e envolvimento de jovens no esporte.

Os Centros da Juventude foram criados com o objetivo de inserir homens, mulheres e refugiados no mercado de trabalho. Dessa forma, os locais oferecem educação de qualidade e cursos profissionalizantes, além de promover o trabalho digno.

Esses espaços são administrados pelo Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para o Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO).

Diariamente, jovens entre 15 e 29 anos são atendidos com oficinas de esportes, cursos profissionalizantes, palestras, atendimento psicossocial, entre outros serviços gratuitos.

Nesse sentido, os dois Centros da Juventude estão estrategicamente situados nas Regiões Administrativas de Samambaia e Recanto das Emas, no Distrito Federal.

Os locais são conhecidos por apresentarem um contexto de desigualdade social e por abrigarem muitos jovens em situação de vulnerabilidade.

Vidas impactadas

O projeto atende, desde 2022, duas Regiões Administrativas do Distrito Federal, Samambaia e Recanto das Emas. Assim, mais de 6 mil pessoas já foram beneficiadas com os programas oferecidos.

Um dos jovens que está vendo sua vida ser transformada por meio do Centro da Juventude de Samambaia é Marcos Eduardo Valeriano. Aos 21 anos, ele estuda, trabalha e ainda consegue separar tempo para se dedicar ao Jiu-Jitsu.

Marcos Eduardo encontrou, no projeto, a oportunidade de realizar um sonho. Ele já participou de quatro competições patrocinadas pela ADRA DF/GO e conquistou medalha de ouro em todas as participações.

“Eu conheci o Centro da Juventude através de um amigo que me trouxe aqui. O pessoal me tratou tão bem que eu nunca mais saí”, disse.

Para o Professor de Jiu-Jitsu, Apolyano Dantas, o esporte está fazendo a diferença na vida do aluno. “O Marcos era um garoto bem tímido. Hoje ele está mais solto, mas quando chegou aqui era bem introvertido”.

“Aos poucos percebi que ele tinha talento para a luta. Ele passou a focar mais. Através disso, nós o levamos para os campeonatos e o menino começou a se destacar”, revelou.

Entretanto, não é somente em Samambaia que o projeto impacta vidas. No Recanto das Emas, Pedro Theiss, de 17 anos, ficou sabendo que o Centro da Juventude estava ofertando o curso gratuito de barbeiro.

Por meio de aulas práticas e teóricas, ele aprendeu a profissão e conseguiu um emprego em uma barbeira. “Se não fosse o Centro da Juventude, hoje eu não seria um profissional. Eles não me ensinaram apenas sobre ter uma profissão. Eles me ensinaram como tratar pessoas, gerir ideias e aprender com o próximo”, destacou.

Lugar de acolhimento

Dessa forma, além de inserir pessoas no mercado de trabalho. O projeto social da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Núcleo DF/GO, também oferece um espaço de acolhimento e lazer para os jovens.

“O Centro de Juventude é a extensão da casa do jovem. Entendemos que o senso de pertencimento é aquilo que ele encontra no mundo das drogas e do crime. Por isso, a ADRA tem que ser um contragolpe contra tudo isso”, explicou o Ex-Diretor Regional da ADRA DF/GO, pastor Jeconias Neto.

Ele ainda disse que, o espaço é mais que um local de aprendizagem “Tem jovem que não vem aqui para fazer curso. Ele vem para ficar sentado, jogar pingue-pongue, conversar com as pessoas. Aqui é a extensão de casa”, acrescentou.

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros