26° Aniversário do Centro Pop Miguilim

De Miguilim Cultural ao Centro Pop Miguilim, já se vão 26 ANOS de enfrentamento ao fenômeno de criança e adolescente em situação de risco pessoal e social nas ruas, no município de Belo Horizonte, e de constituição de uma rede expressiva de proteção e defesa de direitos específicos a este público.

O Programa Miguilim teve sua inspiração a partir da criação do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA, 90), e ao longo de sua existência o Programa passou por reformulações e reordenamentos até chegar ao Centro de Referência Especializado para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, vinculado à Proteção Social Especial de Média Complexidade.

Atualmente o Equipamento atende, em média diária, 25 crianças e adolescentes, com maior incidência, em demanda espontânea, por adolescentes entre 14 e 17 anos e do sexo masculino, garantindo a Segurança de Acolhida, de Convívio Familiar e Comunitária, e de Desenvolvimento e de Autonomia, em articulação com a rede socioassistencial e demais órgãos de garantia de direitos, e oferecendo um Serviço qualificado e efetivo. Contribui ainda para reduzir as violações de direitos e seus agravamentos. Oferta atendimento e acompanhamento no âmbito do SUAS, garante acesso as espaços que favorecem o diálogo, a expressão de necessidades, de interesses e de possibilidades, espaço para que seja realizada a higiene pessoal, a alimentação, bem como regularização de documentação civil, acesso às Políticas de  Educação, de Saúde, promove atividades de socialização e convivência, e encaminhamentos a programas de capacitação profissional e ao trabalho protegido.

Ver a vida com os olhos míopes de Miguilim não é se acostumar com a visão embaçada ou com seu desajustamento em relação ao mundo, pelo contrário, é manter o encantamento e o estranhamento, e assim desdobrá-los em detalhes, em resiliência, em poesia, e com alegria. (Guimarães Rosa, 1964)

Parabéns Miguilim pelos seus 26 ANOS de história na garantia de proteção e defesa de direitos e na promoção de cidadania!

O CENTRO POP MIGUILIM é uma oferta da Prefeitura de Belo Horizonte/ Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania em parceria com a ADRA.

É executado pela ADRA desde 2016 e conta com uma equipe de 19 profissionais.

  

 

 

 

 

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros