Após cinco anos no ar, jornalista Flávio Ferraz se despede do programa
Foram cerca de 12 meses desde seu planejamento até ir ao ar. O programa Retratos teve seu episódio piloto baseado em um projeto da ADRA em Cubatão, interior de São Paulo. A boa aceitação do conteúdo foi o pontapé inicial para que o programa se tornasse um projeto sólido.
De acordo com o apresentador do programa, o jornalista Flávio Ferraz, Retratos foi um projeto muito sonhado. “Um pastor comentou comigo sobre o desejo de ter um programa que mostrasse os projetos da ADRA na América do Sul, e conforme os processos e etapas desse projeto foram avançando, lembro de ter expressado ao meu chefe a vontade de fazer parte disso. Entretanto, naquela época, me voluntariei para ser o produtor do programa. Jamais passou pela minha cabeça apresentá-lo. E então, quando finalmente o projeto saiu do papel, me convidaram para ser o apresentador”, conta.
Crescimento
Ferraz acrescenta que Retratos nasceu como um programa de TV em dois idiomas para mostrar os projetos da ADRA em toda a América do Sul. Permaneceu assim por três anos e meio, até o ano passado, quando passou a permanecer somente no Brasil. “E a evolução do programa andou de mãos dadas com a minha própria evolução, eu creio. Porque, embora eu fosse um apresentador inexperiente, o Retratos me deu a oportunidade de desenvolver isso também. Além disso, muitas pessoas passaram pelo projeto. A evolução do programa tem base nessas pessoas. Foram cinco cinegrafistas, cinco produtores diferentes, quatro editores de vídeo e pessoas que ainda vão fazer parte dele”, destaca.
Depois dessa jornada, Ferraz entendeu que precisa partir para novos desafios e oportunizar a outras pessoas o crescimento que ele experimentou. “Deus me deu a oportunidade de criar esse programa com outros sonhadores. Do zero. Ter a satisfação de vê-lo maduro, aceito e amado é muito satisfatório. Hoje estou trabalhando na criação de um novo projeto nos Estados Unidos, o Provai e Vede, voltado à área ministerial da Igreja Adventista”, revela o jornalista.
Nova apresentadora
Com a saída de Ferraz, o programa Retratos ganha uma nova apresentadora, Fernanda Beatriz. “Desejo muito sucesso pra Fernanda no Retratos. Ela vai sentir e testemunhar que o programa é diferente de todos os outros. O coração dela será verdadeiramente envolvido pelas pessoas e pelo amor delas, enquanto visita, experimenta, sente e vivencia cada projeto da ADRA. Fernanda, aproveite esse momento único e especial que você viverá daqui pra frente”, estima.
Fernanda está feliz com a oportunidade. “Quando eu soube que faria parte da equipe do programa Retratos, minha principal expectativa foi conhecer presencialmente os projetos da ADRA, os colaboradores e as pessoas atendidas. Sentir de perto o que, até então, eu só via pela TV nestes cinco anos de existência do programa”, anseia.
As gravações dos programas sob apresentação de Fernanda já começaram. Até agora, três estados foram visitados: Tocantins, Rio Grande do Norte e Bahia. A nova apresentadora diz que viu diferentes realidades e notou o impacto positivo dos projetos da ADRA tanto na vida das pessoas atendidas, quanto na comunidade em que elas vivem. “A expectativa é continuar com o legado que foi construído até aqui, mostrando a relevância do trabalho da ADRA para a nossa sociedade. Ainda há muitas iniciativas a serem mostradas, pois, a cada dia, novos projetos são criados e outros ampliados”, menciona.
Vidas transformadas
Todos os projetos da ADRA apresentados no programa Retratos possuem um objetivo em comum, de acordo com o diretor da ADRA Brasil, Fábio Salles. “Levar mudança de vida a essas pessoas, para que elas voltem a gerir sua própria vida, além de levar desenvolvimento aos mais jovens, pensando num futuro melhor. Esse é o objetivo da ADRA. Hoje, justamente através do programa Retratos, trabalhamos nossa imagem com a sociedade através da TV”.
Salles também compartilha que a troca de apresentador é algo natural. “Nos despedimos do Flávio, que fez um trabalho excelente, e recebemos a Fernanda, que traz uma nova roupagem para o programa. Isso se alinha com nossa visão de futuro, que é o desenvolvimento, falar mais de perto com a sociedade e fazer com que ela entenda o que nós fazemos, chamando-a para participar”, afirma o diretor.
Quem entendeu esse recado foi a telespectadora Vivian Legh. Ela é cirurgiã dentista, mas nos tempos vagos, um de seus passatempos favoritos é assistir o Retratos. “Eu amo a ADRA e sempre envio informações dela para meus amigos ajudarem nos projetos. Gosto de ouvir as histórias de transformação de vidas. Na Bíblia, o trecho que mais fala ao meu coração é quando o Senhor diz: ‘Tudo o que fizerdes aos meus pequeninos, a Mim o fizestes!’ Sinceramente, acho que a ADRA faz esse trabalho. Além de transformar vidas e ajudar aqueles que precisam, leva o amor bíblico e prático, demonstrando o amor de Deus. Como não se apaixonar por um trabalho desse, que me motiva a ajudar, a ter compaixão e amar?”, emociona-se Vivian.
Acompanhe
Assim como Vivian, o Retratos busca continuar trazendo o senso de amor e compaixão aos seus telespectadores. A partir de sábado, 10 de agosto, às 16h30, o programa conta com a estreia de sua nova apresentadora, Fernanda. O programa vai ao ar todos os sábados na TV Novo Tempo.
Para mais informações, acesse adra.org.br/retratos e acompanhe nas redes sociais, @tvnovotempo.