Parceria entre ADRA Brasil e USAID auxilia vítimas de enchentes em Alagoas

Cerca de 237 famílias  foram beneficiadas e continuarão sendo assistidas pela Agência Adventista em Alagoas

A população afetada pelas enchentes que recentemente atingiram Alagoas recebeu na tarde de ontem, dia 10, uma ajuda humanitária oferecida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

Na ocasião, foram distribuídos kits de higiene pessoal e limpeza para famílias previamente cadastradas pela ADRA. No total, 237 famílias foram beneficiadas e puderam utilizar esses importantes produtos que, além de garantir questões básicas de higiene, ajudam a evitar a propagação de doenças.

Juliana foi uma das pessoas auxiliadas. Ela estava com duas crianças em casa quando a água começou a invadir o quintal. No meio do desespero causado pela situação e vendo os carros sendo levados pela correnteza, ela notou que a água começou a invadir sua residência. “Foi agonizante! Foi preciso ir para um colégio na frente de casa, mas a correnteza também invadiu o local. Tivemos que buscar outro abrigo novamente”, relembra entristecida.

A dona de casa afirma que ajuda da ADRA veio na hora certa. “Perdemos tudo dentro de casa e essa ajuda que estamos recebendo é de extrema importância. Além dos kits, a ADRA também está fornecendo fraldas para as crianças. Agora é recomeçar”, afirma com um semblante de esperança no rosto.

Juliana foi uma das pessoas auxiliadas em Maceió, Alagoas.

A entrega dos itens foi realizada em uma escola pública de Maceió durante uma cerimônia que contou com autoridades das instituições envolvidas.

O diretor da ADRA para todo o Brasil, Fábio Salles, salienta que a parceria com a USAID é de suma importância para atendimentos emergências. “Mais uma vez estamos unidos com o mesmo propósito de ajudar pessoas que estão passando por momentos difíceis. O nosso objetivo é trazer dignidade para que elas possam recomeçar após essa catástrofe”, afirma o diretor.

Ele também ressalta que os programas da ADRA continuarão atendendo a população de forma contínua. “Vamos auxiliar além do que foi feito hoje. Esse é o início de um movimento que vai levar capacitação profissional, inclusão social, cursos, atendimento psicológico e outros”, explica o diretor.

As cidades alagoanas beneficiadas serão Maceió, São José da Lage e Rio Largo. A iniciativa visa amenizar o sofrimento das vítimas da tragédia, que deixou 44 mil pessoas desalojadas.

O diretor da USAID no Brasil, Ted Gehr, esteve presente na cerimônia e afirma que a parceria com a ADRA é essencial para o rápido atendimento aos necessitados. “Sempre tentamos ajudar as emergências, crises, tragédias humanitárias. A ADRA tem sido uma forte presença e trabalhamos juntos para atender de forma ágil às pessoas afetadas pelas crises naturais, como as chuvas registradas aqui em Alagoas”, destaca Gehr.

As chuvas na localidade começaram no final de maio e se agravaram nos meses seguintes. O coordenador da ADRA Nordeste Erinaldo Costa, explica que por esse motivo foi preciso acionar o plano nacional de emergência da Agência Adventista. “A primeira ação atendemos com os recursos próprios, mas devido a gravitação do contexto foi preciso fazer essa força tarefa para auxiliarmos mais pessoas. É um material que chega em boa hora para que elas consigam se organizar e seguir a vida”, conclui.

O que vem nos kits?

 

Kit Higiene Pessoal

• Escova dental
• Pasta de dente
• Sabonete
• Sabonete de bebê Desodorante
• Xampu adulto
• Xampu bebê
• Absorventes femininos
• Papel higiênico
• Sabão de lavanderia Fraldas para bebês

Kit Limpeza

• Alvejante
• Limpeza pesada
• Detergente
• Desinfetante

• Pano de chão
• Vassoura
• Balde
• Rodo

No total, 237 famílias foram beneficiadas.

ADRA lança campanha de orientação sobre varíola dos macacos

Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância e contribui no desenvolvimento dos bebês

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros