Curso de empreendedorismo fortalece iniciativas de negócio de beneficiários da ADRA

Manaus, AM – Com o objetivo de fortalecer e impulsionar a inclusão econômica de migrantes em Manaus, a ADRA, em parceria com a Visão Mundial, ofereceu um curso de Empreendedorismo que aconteceu durante o mês de maio.

No curso participaram 23 venezuelanos, alguns dos quais já empreendem no Brasil, e outros que estão em busca de novas oportunidades de negócio.

“Eu vim da Venezuela com a esperança de fazer meu trabalho aqui”, conta Maryelis Paolo, aluna do curso.

No Brasil há cinco meses, Maryelis encontrou no empreendimento pessoal a maneira de obter renda para sustentar sua família. O trabalho dela consiste no preparo e venda de lanches com tempero típico do seu país. “Com este curso eu aprendi muito e agora vou conseguir aplicar esse conhecimento para melhorar meu empreendimento”, expressa.

A ADRA e a Visão Mundial trabalham juntas desenvolvendo o Projeto Ven, Tú Puedes, que como explica Marcos Souza, subcoordenador, tem por objetivo oferecer ferramentas para “o imigrante ter acesso aos seus próprios meios de subsistência”.

“O curso de empreendedorismo, por exemplo, tem como objetivo, capacitar o migrante que é, ou pretende ser empreendedor, a criar, atualizar ou até mesmo inovar modelos de negócios bem-sucedidos”, destaca Souza.

 

Conclusão do curso e Capital Semente

No dia 2 de junho, no programa de encerramento do curso, os alunos apresentaram projetos de negócio no modelo CANVAS (guia visual para esboçar modelos de negócio). Os projetos de negócio expostos abrangem diversos setores como, beleza, gastronomia, moda e fabricação de móveis, entre outros.

Na ocasião, a apresentação de cada aluno foi avaliada para concorrer a um investimento de Capital Semente, uma iniciativa que busca proporcionar-lhes mais uma oportunidade de impulsionar seus negócios.

“O que a ADRA e Visão Mundial estão fazendo através dos cursos e outros apoios que dão aos migrantes e pessoas que precisam é muito importante”, expressa Luis Blanco, empreendedor no setor de gastronomia e aluno do curso de empreendedorismo.

Para o Luis, o Capital Semente é uma excelente oportunidade para investir em seu empreendimento. “Se eu fosse contemplado com o Capital Semente, estaria muito feliz e usaria integralmente para o crescimento do meu negócio. Eu amo o que faço e quero investir para que meu produto seja diferenciado e tenha sucesso”, acrescenta.

Os cursos e outras iniciativas de apoio ao migrante desenvolvidas pela ADRA e a Visão Mundial através do Projeto Ven, Tú Puedes, têm proporcionado importantes oportunidades de capacitação e formação a centenas de beneficiários. [Shirley Rueda, Regional Amazonas]

Saiba mais do trabalho da ADRA no Amazonas no nosso perfil do Instagram @nucleo.amazonas

 

GALERIA DE IMAGENS

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros