Chuvas atingem Estados do nordeste desde a última quarta-feira, 25, e deixaram milhares de pessoas desabrigadas. Ainda há dezenas de pessoas mortas e desaparecidas.
Em Pernambuco e Alagoas, desde sexta-feira, 27, mais de 46 mil chamados de emergência foram realizados pelo telefone 193, de acordo com a administração estadual. As fortes chuvas registradas em ambos os Estados impulsionaram a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) a lançar uma nova campanha, que foi ao ar no último domingo, 29.
A iniciativa busca arrecadar valores suficientes para atender o maior número possível de vítimas. A equipe da ADRA já está em campo, avaliando as necessidades e planejando respostas imediatas. Entretanto, sua ajuda é indispensável para alcançar o máximo de vítimas.
Desde sábado, 28, a equipe da ADRA realiza ações em favor da comunidade, como pronta-entrega de alimentos. São 500 marmitas para famílias e dezenas de marmitas para a equipe de bombeiros e voluntários que trabalham no resgate dos feridos. A agência adventista também distribui kits de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas a cestas básicas. “A ADRA já está em campo suprindo necessidades básicas. Em breve divulgaremos o nosso plano de ação”, afirma o diretor da ADRA no Nordeste, Erinaldo Costa.
A ADRA está atuando diante de um cenário de perigo, como define o Instituto Nacional de Meteorologia (Imet) quanto à severidade das chuvas nos próximos dias, que pode aumentar o número de vítimas. “A campanha da ADRA espera arrecadar fundos para atender mais esta emergência. Contamos com o apoio de nossos parceiros e doadores. Esperamos atender centenas de pessoas nestes dois Estados”, destaca Fábio Salles, diretor da ADRA no Brasil.