Ação da ADRA atenderá pessoas em situação de rua e instituições da rede socioassistencial da capital a partir desta segunda-feira (17)
A Carreta Solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) inicia nesta segunda-feira (17), no Largo Glênio Peres, próximo ao Mercado Público de Porto Alegre, uma ação voltada principalmente a pessoas em situação de rua e aos serviços da rede socioassistencial da capital.
Leia também:
Com El Niño em curso, ADRA prepara 100 voluntários para emergências no RS
Até quinta-feira (20), a previsão é distribuir aproximadamente 2,5 mil refeições. Nos três primeiros dias, serão oferecidos diariamente 200 lanches pela manhã, 200 almoços e 300 jantares. No último dia, a operação será encerrada após a entrega do almoço. A distribuição será organizada previamente por meio de senhas.
A programação também terá serviços de barbearia e corte de cabelo.

Participantes recebem cortes de cabelo durante ação da Carreta Solidária no centro de Porto Alegre. (Foto: ADRA RS)
Cobertores lavados durante o inverno
Enquanto as refeições são preparadas, as máquinas da Carreta Solidária serão utilizadas para lavar e secar cobertores de abrigos infantis e adultos e de instituições que acolhem pessoas idosas.
A expectativa é higienizar cerca de 500 quilos de peças por dia. A iniciativa busca apoiar instituições que, durante o inverno, precisam lavar grandes volumes de cobertores, mas contam apenas com máquinas domésticas.

Carreta Solidária distribui refeições durante ação realizada no centro de Porto Alegre. (Foto: ADRA RS)
“Em pleno mês de agosto, com frio e chuva, muitos equipamentos sociais têm dificuldade para lavar e secar todos os cobertores. A carreta permite atender parte dessa necessidade e, ao mesmo tempo, oferecer refeições à população em situação de rua”, explica Cristiano Freitas, coordenador de Emergências da ADRA no Rio Grande do Sul.
Voluntários preparados para a operação e para novas emergências

Voluntários participam de treinamento para operar a Carreta Solidária e atuar em situações de emergência. (Foto: ADRA RS)
A ação será também a etapa prática de um treinamento concluído neste domingo (16), no Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (IACS), em Taquara.
Cerca de 100 voluntários foram capacitados para operar a Carreta Solidária e atuar em situações de emergência. Durante três dias, eles participaram de aulas sobre gestão de crises, aspectos jurídicos e apoio psicológico e se revezaram na cozinha, na lavanderia e na organização externa da unidade.
A preparação ocorre em meio ao avanço do El Niño, fenômeno que pode elevar a ocorrência de chuvas intensas na Região Sul nos próximos meses.
“O treinamento de resposta a emergências que estamos realizando em várias regiões é uma preparação para esse período. Estamos formando equipes de voluntários para atuar junto com a ADRA em possíveis emergências. É uma situação que não gostaríamos que acontecesse, mas para a qual precisamos estar preparados”, afirma Herbert Boger, diretor da ADRA Brasil.
Em Porto Alegre, os participantes poderão aplicar o conhecimento adquirido em uma operação real, desde o preparo das refeições até a organização das filas e o funcionamento dos equipamentos.
Dez anos de atuação

Carreta Solidária da ADRA é instalada no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre. (Foto: ADRA RS)
Equipada com cozinha industrial, lavanderia e espaço para apoio psicossocial, a Carreta Solidária funciona como uma base humanitária móvel. A estrutura é utilizada principalmente em respostas a enchentes, deslizamentos e outros desastres.
Em dez anos, a unidade já passou por mais de 50 cidades brasileiras, distribuiu cerca de 200 mil refeições e lavou mais de 220 toneladas de roupas.



