O Dia Mundial do Livro é uma celebração simbólica que tem como propósito incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), essa data comemorativa tem origem na história da literatura mundial. Vale ressaltar que foi em um 23 de abril que a morte de três grandes escritores ocorreu: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.
O livro surgiu da necessidade dos povos de guardar o conhecimento e passá-los de geração em geração, tornando-se um objeto de enorme valor cultural e histórico para a disseminação do conhecimento no mundo. Na Idade Média, a maioria dos livros era acessível somente para a nobreza e o clero.
A disseminação do conhecimento por meio do livro ainda é uma realidade distante para muitas pessoas em todo o mundo. A falta de acesso à educação e a dificuldade de aprendizado são problemas que afetam a vida de milhões de pessoas.
Alfabetização e o reforço escolar
Por isso, projetos como os da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), que busca promover a alfabetização e o reforço escolar em comunidades carentes, são fundamentais para transformar essa realidade.
Em Alegrete RS, a agência mantém uma iniciativa que consiste em aulas de alfabetização e reforço escolar para crianças. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, com turmas mistas do 1° ao 4° ano do ensino fundamental, pela manhã e na segunda-feira à tarde.
A professora do Letramento e Alfabetização Laureci Costa, explica que o intuito da iniciativa é ensinar os alunos a ler e motivá-los nesse processo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e participativos, capazes de opinar e expressar suas ideias na sociedade.
Atualmente, 16 pessoas participam do projeto, que já beneficiou 17 pessoas desde o início. “A importância da atividade é fazer com que os alunos entendam que todos têm potencial e capacidade para alcançar seus objetivos com paciência, amor, equilíbrio, foco e determinação”, explica a professora.
A educadora Laureci enfatiza que o projeto da ADRA já teve inúmeros casos de sucesso, entre eles, o de uma aluna do 3° ano que, no meio do ano passado, não sabia ler.
“A mãe dela chegou muito preocupada e ansiosa. Conversamos e decidimos unir esforços da ADRA e da família para focar no objetivo de ensiná-la a ler. Na metade do ano, a aluna já estava lendo e foi aprovada para o 4° ano. Tanto a mãe quanto a aluna ficaram radiantes de felicidade. Foco e determinação foram os fatores que contribuíram para o sucesso da aluna Valentina Alende e de outros alunos que também aprenderam a ler”, conclui a professora.