Ação de Natal da ADRA Roraima beneficia famílias da comunidade indígena Itacutú, em Normandia – RR

No dia 23 de dezembro de 2022, colaboradores voluntários da ADRA Roraima realizaram uma ação especial de natal na comunidade indígena Itacutú, localizada no município de Normandia, em Roraima. A ação beneficiou os moradores do local com diversas doações.

A iniciativa desta ação surgiu após a ADRA Roraima receber uma carta do tuxáua (líder) da comunidade, Franquimar Goiabeira de Lima, solicitando apoio e recursos para os moradores do local que enfrentam muitas dificuldades.

Em meados de 2022, a comunidade Itacutú foi atingida por uma forte inundação que destruiu as moradias e pertences dos moradores. A população relata que tem sido complicado se recuperar desde então, apesar das tentativas de levar a situação de maneira positiva.  Segundo informações de lideranças do local, a população da comunidade Itacutú é de 150 pessoas e as principais formas de subsistência dos moradores são a caça e a pesca. Os moradores relatam ter acesso limitado à água potável e energia elétrica.

Voluntários da ADRA Roraima com os líderes da comunidade indígena Itacutú

A ADRA Roraima atendeu o pedido do líder Franquimar. Em parceria com o programa “Natal Sem Fome”, da Ação da Cidadania, 36 famílias que residem em Itacutú receberam cestas básicas de alimentos. A ADRA Roraima também doou brinquedos, roupas, sapatos e kits de higiene bucal; os kits foram fornecidos pela National Association for The Prevention of Starvation (NAPS), núcleo Brasil, que esteve presente na ação.

A equipe de voluntários realizou uma palestra sobre saúde e higiene bucal, com a finalidade de proporcionar bem-estar à comunidade. Aconteceu, ainda, uma oficina de laços de cabelo artesanais onde, principalmente, as mulheres da comunidade tiveram a oportunidade de aprender uma arte que será opção de fonte de renda no futuro. Segundo Naissem Lessa, voluntária que conduziu a oficina, os laços fazem sucesso e cada um pode ser vendido por R$ 15.

Franquimar diz que, como líder, se sente muito feliz por proporcionar ajuda para sua comunidade através da ADRA: “É a primeira vez que acontece uma ação como essa, e eu me sinto muito animado. Eu me sinto muito feliz por isso, em pouco tempo conseguimos que vocês viessem aqui fazer essa ação. Eu como tuxáua, eu digo que é tudo pra gente, pois nunca tivemos essa oportunidade antes”, declarou.

A ADRA Roraima foi muito bem recepcionada pelos moradores da comunidade indígena Itacutú.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros