ADRA em Roraima realiza ações em alusão ao Janeiro Branco para promover a saúde mental

A equipe do projeto Emergência Roraima – Saúde e Nutrição da ADRA Regional Roraima, desenvolveu ao longo do primeiro mês do ano a campanha “Janeiro Branco”, referente a educação e conscientização sobre a saúde mental e emocional. Na ocasião, a comunidade de refugiados e migrantes dos abrigos da Operação Acolhida, foram atendidos com palestras e atividades de promoção de saúde mental. Os colaboradores do escritório da ADRA em Roraima também foram contemplados com atividades da campanha.

Saúde mental para a população venezuelana

A equipe do projeto que tem por iniciativa o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), esteve nos abrigos Rondon 1, Rondon 2, Rondon 5, Waraotuma a Tuaranoko, Jardim Floresta e Pricumã em Boa Vista, capital do estado de Roraima com enfermeiros, nutricionistas e monitores de saúde, que executaram as ações com apoio das coordenações de cada abrigo, em um esforço interagencial.

Ailton Macedo, enfermeiro do projeto Emergência Roraima, explica que o processo de migração pode causar manifestações físicas decorrentes do estresse.  Podendo apresentar sintomas como falta ou o excesso de apetite, fadiga e desânimo, isolamento e/ou excesso de tabagismo e álcool.

 

“A jornada dos migrantes que vem da Venezuela ao Brasil é muito desgastante, principalmente em relação a saúde mental”. – Ailton Macedo, enfermeiro do projeto Emergência Roraima

Segundo o enfermeiro, a iniciativa de chamar a atenção para informações sobre a saúde mental durante o mês de Janeiro, conforme compromisso da equipe previsto em cronograma, é fundamental e muito bem-vinda. “A população demonstra satisfação com o acolhimento que recebem nesta jornada”, conta o enfermeiro.

Em Janeiro, a equipe de saúde da ADRA em Roraima realizou mais de 9.000 atendimentos, entre eles, 6.686 atendimentos relacionados à campanha “Janeiro Branco”, beneficiando crianças, adolescentes e adultos.

Saúde mental dos colaboradores da Regional Roraima

Os colaboradores que atuam diariamente no cuidado com os beneficiários atendidos pela Regional Roraima, também tiveram a oportunidade de participar de um momento especial, dedicado à saúde mental. O momento foi conduzido pela psicóloga convidada, Ionara Amaro. A profissional explica que é essencial que os colaboradores estejam em harmonia com suas experiências, para garantir que as pessoas que procuram a ADRA sejam atendidas com excelência.

“Caso haja brechas mal resolvidas isso pode vir a ser um desencontro no processo da empatia, onde a dor do outro é absorvidas sem que se pense em estratégias racionais para a resolução ou amenizar a situação, a empatia é se colocar no lugar do outro sem sair do nosso, processo comum em colaboradores de projetos humanitários”, disse Ionara.

A psicóloga conta que se sente satisfeita em fazer parte desse momento com os colaboradores: “Para mim é um privilégio poder ser um instrumento para levar informações relacionadas a esse tema, atual e necessário. Encontros como esse fomentam a necessidade do cuidado com a saúde mental, nos provoca reflexões acerca do meu papel enquanto pessoa, e como minh relação afeta os que estão ao meu redor, é o despertar para buscas mais profundas, além de desmistificar a psicologia e sua atuação”.

O momento de saúde mental em alusão ao “Janeiro Branco” consistiu em uma palestra e sessão de perguntas e respostas com a psicológa convidada. Para promover o alinhamento entre saúde mental e fisíca, os colaboradores participaram também de  oficina de auto-maquiagem e massoterapia.

Veja fotos:

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros