ADRA promove Workshop sobre desafios de acesso a água, saneamento e higiene para migrantes venezuelanos

WASH, sigla que pode ser traduzida como água, saneamento e higiene, aborda cinco áreas principais: água, gestão de excrementos, promoção de higiene, gestão de resíduos e controle de vetores. Sob a liderança da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e da UNICEF, ocorreu, na última semana, o Workshop de WASH para a Resposta Venezuelana. O evento, realizado em parceria com o Comitê Local de WASH de RR, tinha como objetivo principal abordar os desafios de garantir serviços WASH para os migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil.

LEIA TAMBÉM:
Projeto da ADRA destaca importância da correta higienização das mãos em áreas indígenas

Isabelle França, coordenadora de projetos da ADRA Brasil, detalhou a programação do encontro que mesclou palestras e debates. “O evento foi realizado em formato de workshop onde contamos com palestras e mesas intercaladas por debates com todos os participantes,” disse França. A iniciativa reuniu representantes de todas as esferas governamentais – federal, estadual e municipal -, ONGs, empresas públicas, integrantes do setor WASH da Plataforma R4V, Comitê Local de WASH de Roraima, alunos da UFRR, IFRR, entre outros parceiros governamentais.

“A abertura proporcionou um panorama sobre o direito humano à água e saneamento no contexto humanitário, colocando o fluxo migratório venezuelano no cenário brasileiro,” continuou França. Os diálogos subsequentes visaram mapear as necessidades de acesso humanizado a esses serviços, tanto dentro quanto fora dos abrigos oficiais.

A questão do fortalecimento da governança e das políticas públicas WASH também esteve em evidência. “O workshop serviu como ponto de conexão entre organizações da sociedade civil e o governo brasileiro, promovendo discussões sobre possíveis parcerias, soluções e desafios enfrentados,” ressaltou ela. Pontos como rede de esgoto, coleta de resíduos e práticas de higiene foram debatidos intensamente. O conjunto de propostas e deliberações será disponibilizado em um relatório final.

“Práticas bem-sucedidas de outros contextos foram compartilhadas no workshop, com o propósito de garantir direitos e acessos igualitários para brasileiros e para refugiados e migrantes que vivem no Brasil,” afirmou França.

Quanto à implementação das estratégias discutidas, a coordenadora informou que estão previstas reuniões mensais, apoiadas por documentos e ferramentas de planejamento e monitoramento das ações propostas.

Rodrigo Resende, Oficial de Água, Saneamento e Higiene no UNICEF Brasil, destacou a importância do evento como um meio de fortalecer articulações entre os diversos stakeholders. “Fortalecer a articulação entre os diversos atores, governamentais e organizações, é essencial para garantir o acesso a serviços de WASH para refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil,” comentou Resende. Ele reiterou que tal iniciativa auxilia no alinhamento estratégico para ações em abrigos oficiais e ocupações espontâneas, com base nos direitos humanos fundamentais.

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros