O SWAN é um projeto da ADRA em parceria com a USAID/OFDA. Além de ações de apoio, estaremos trabalhando pela autossuficiência de refugiados venezuelanos.
O Projeto irá instalar 2.400 venezuelanos em 5 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Serão, em média, 480 pessoas em cada estado.
O Projeto SWAN tem como objetivos:
- Suprir as necessidades materiais urgentes dos venezuelanos em território brasileiro.
- Ajudar os imigrantes venezuelanos a alcançarem um estado de autossuficiência econômica.
- Diminuir os desafios sociais resultantes da superpopulação em Roraima.
Nos últimos anos, muitos deixaram a Venezuela por conta da crise que o país enfrenta. Dados oficiais do primeiro semestre de 2019 apontam que o Brasil já abriga mais de 74 mil venezuelanos. E esse número cresce a cada dia. Roraima é a principal porta de entrada e muitos deles chegam em condições precárias, sem dinheiro, trabalho, comida ou qualquer tipo de apoio.
O SWAN é um projeto da ADRA em parceria com a USAID/OFDA que atende a esses venezuelanos. Além de apoiar a estratégia nacional de interiorização, oferecemos um apoio inicial de 3 meses que inclui aluguel, créditos de celular, Kits de higiene, cozinha, alimentação e mais.
Nosso objetivo é que as famílias de migrantes sejam integradas à sociedade brasileira de forma completa.
Ao todo, 14 mil venezuelanos serão atendidos, sendo que 2.400 deixarão Boa Vista-RR para serem realocados em outros estados e cidades.