Manaus, AM – No dia 08 de julho, a equipe da ADRA, responsável pela implementação do Projeto WASH do UNICEF no Amazonas, visitou quatro escolas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, em Manaus, com o objetivo de fortalecer a infraestrutura escolar e promover saúde e bem-estar para toda a comunidade ribeirinha.
Ao longo do dia, foram entregues kits completos de higiene, filtros e velas para bebedouros, além de garrafas individuais para cada estudante. O objetivo é incentivar a ingestão regular de água e garantir que toda a comunidade escolar tenha acesso a um líquido de qualidade, livre de contaminação.
As doações incluíram ainda pias, torneiras, espelhos e tambores para coleta de resíduos, itens essenciais para manter os ambientes limpos e seguros. Para promover a dignidade menstrual, estoques de absorventes foram repostos, assegurando que as alunas não faltem às aulas nos dias em que mais precisam desse cuidado.
Esta entrega marca a etapa final do projeto, resultado do engajamento de professores, estudantes e famílias na metodologia Três Estrelas, uma abordagem que incentiva práticas de Água, Saneamento e Higiene (WASH) dentro e fora da sala de aula. O reconhecimento do protagonismo da comunidade escolar reforça a sustentabilidade das ações e amplia o impacto positivo na saúde e no aprendizado.
O momento contou com a participação da chefe da DDZ Rural, Rosa Diniz, do Subsecretário de Gestão Educacional da SEMED, Arone Bentes, e de toda a equipe do projeto incluindo a cordenadora Susi Leão, a monitora de WASH Erismar Araújo, e as consultoras técnicas Aline Salignac e Lorena Jezini que celebraram o compromisso conjunto pelo bem‑estar dos alunos ribeirinhos.
Com essas entregas, o Projeto WASH reafirma seu propósito de garantir que cada criança tenha direito a água limpa, saneamento adequado e ambientes de aprendizagem saudáveis, fortalecendo, assim, o futuro das comunidades ribeirinhas de Manaus.
Shirley Rueda, Regional Amazonas
GALERIA DE IMAGENS