ADRA promove capacitação na estratégia de combate às doenças prevalentes na infância

Manaus, AM – Com o objetivo de capacitar os profissionais da atenção primaria à saúde do município de Manaus, a ADRA promoveu o Curso de Capacitação da Estratégia Atenção Integrada às Doenças prevalentes na Infância (AIDPI).

O treinamento, realizado em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF), e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Manaus (Semsa),  aconteceu nos dias 16 e 17 de março.

A ação formativa contou com a participação de 80 profissionais, entre médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo foi qualificar estes profissionais para a implementação do protocolo AIDPI, e apresentar as ações e estratégias voltadas para o fortalecimento da atenção em saúde a crianças de 2 meses a 5 anos de idade.

“Através da capacitação desses profissionais nós buscamos contribuir à redução da mortalidade infantil com um olhar e atenção humanizados a crianças refugiadas, migrantes e indígenas Warao aqui de Manaus”, falou Neideana Ribeiro, consultora de Saúde e Nutrição em emergências, do escritório da UNICEF em Manaus.

Segundo dados da Prefeitura de Manaus, 53 por cento das UBSs já praticam as ações do AIDPI, e o objetivo é continuar qualificando os profissionais para que 100 por cento das unidades implementem a estratégia.

De acordo com a enfermeira Ivone Amazonas, do núcleo de saúde da criança e adolescentes da Semsa Manaus, “trabalhar a metodologia da estratégia AIDPI contribui cada vez mais à melhoria da qualidade no atendimento de crianças nas unidades de saúde.  E com certeza mais crianças serão atendidas, mais crianças estarão saudáveis e é isso o que nós como município esperamos”.

Para o médico Marcelo Barroso, o curso é importante no processo de aprendizado continuo, e principalmente na identificação e implementação dos protocolos de atendimento as crianças. “Através do AIDPI o profissional de saúde pode tomar decisões mais assertivas e efetivas no tratamento das doenças prevalentes na infância”, explicou.

A realização do curso AIDPI Criança colocou em evidencia a relevância do ADPI como metodologia que salva vidas. E também foi uma oportunidade para fortalecer a parceria entre a ADRA e a UNICEF no seu compromisso com a saúde e nutrição de crianças, gestantes, lactantes e adolescentes da população migrante e indígenas. [Shirley Rueda, Regional Amazonas]

 

GALERIA DE IMAGENS

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros