Missão Luzeiro e ADRA Connections

Projeto da ADRA no Amazonas recebe grupo de voluntários da ADRA Internacional

No dia 14 de Julho, recebemos 13 jovens vindos da Toledo First Church, no estado de Ohio-EUA, para fazer missão no Amazonas. O grupo foi trazido ao Brasil pela ADRA Internacional por meio do projeto ADRA Connections, que organiza missões por diversos países do mundo. A Luzeiro XXX e sua equipe, composta por um comandante, uma obreira bíblica, uma enfermeira e um fisioterapeuta, teve o privilégio de receber e organizar as atividades para o grupo.

Nos encontramos no Porto de Manacapuru no dia 14 e de lá partimos rumo à Umari, comunidade escolhida para que pudéssemos cumprir os objetivos de nossa missão. Chegando lá, fizemos um reconhecimento da região para que o grupo entrasse em contato com as riquezas de nossas florestas, conhecendo as árvores frutíferas regionais e a cultura local. Tiveram ali a oportunidade de ver como é feito o plantio da mandioca, da macaxeira e suas diferenças na culinária, desde a sua extração e todo o processo de manipulação até o produto final.

Eles também ficaram conhecendo a árvore do cupuaçu e a palmeira do açaí. Os moradores locais fizeram uma demonstração de como subir em um açaizeiro. Eles se divertiram muito na tentativa de escalar o pé do Açaí, porém sem sucesso.

A seguir iniciamos nossas atividades de benfeitoria na comunidade. Foram realizadas algumas atividades. Fizemos a pintura externa de duas casas, onde contamos também com a importante colaboração dos próprios moradores. Isso ajudou na conexão que começava a ser feita entre os ribeirinhos e o grupo da missão. Foram também realizadas obras no assoalho, paredes, portas e janelas de uma terceira casa.

Em Umari, há uma Igreja Adventista que estava precisando de alguns cuidados. Desde o tempo em que foi construída, não houve nenhum tipo de manutenção e por isso, foi necessário substituir algumas tábuas das paredes que estavam danificadas pelo tempo. O grupo também construiu mais cinco bancos grandes e substituiu a escada e corrimãos da entrada. Além disso, ainda foi realizada a pintura interna e externa da igreja, pintura dos bancos e piso.

O grupo ADRA Connections também desenvolveu atividades recreativas infantis com jogos esportivos e a arte de pintar.

No Sábado, comemorando as benfeitorias realizadas na igreja, o grupo apresentou um musical em inglês e uma encenação histórica da Bíblia sobre Davi e Golias. Ao final, foram aplaudidos por todos quando Golias veio ao chão.

Como ninguém é de ferro, ao final da missão, quando todos estavam exaustos, foram se deliciar com um gostoso banho de rio juntamente com as crianças da comunidade. Foi um momento muito especial te integração entre os voluntários e ribeirinhos, superando a barreira da língua e predominando o calor humano.

No dia seguinte 21 de Julho, depois de uma noite relaxante e um bom desjejum, nos despedimos com a consciência do dever cumprido. Acompanhamos o grupo até Manaus, ficando a saudade.

Quer ser um voluntário na Amazônia? Acesse o site do Projeto Luzeiro e saiba como participar.

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros