Projeto de alfabetização para adultos promove acesso a educação e inclusão social

As aulas acontecem todas as quartas-feiras com o apoio da ADRA, e envolve também voluntários e parceiros da comunidade local. 
As aulas acontecem todas as quartas-feiras com o apoio da ADRA, e envolve também voluntários e parceiros da comunidade local. 

Biblioteca recém-inaugurada serve como local de estudos aos assistidos. (Foto: Leonardo Carvalho)

O projeto Comunidade Terapêutica Pró-Vida, iniciou nesta quarta-feira (22), um programa que vai oferecer aulas de alfabetização e formação para adultos. O Programa de Educação de Adultos promove alfabetização para 15 assistidos do Pró-Vida. A ideia é oferecer aulas voltadas para o ensino fundamental e ensino médio, além de um curso preparatório para o vestibular e provas de conclusão de ensino médio (Encceja).

Segundo o coordenador do Pró-Vida, Leonardo Carvalho, esse trabalho é fruto de um sonho antigo “Sempre sonhamos em construir um ambiente para que proporcionasse a eles um lugar adequado onde pudessem estudar e adquirir mais conhecimento”, relatou. Os alunos estão divididos em duas turmas, e as aulas acontecem todas as quartas-feiras com a parceria de voluntários como professores e estudantes do curso de Psicologia.

Para o acolhido Roseval Medeiros de 48 anos, o curso de alfabetização além de elevar a sua estima, é uma forma de proporcionar oportunidades de ir em busca da realização dos seus sonhos. “Eu acredito que esse é o sonho de todos que não tiveram acesso a educação. Meu objetivo agora é crescer a partir dos estudos. Já consigo vislumbrar sonhos realizados e estou muito feliz com isso”, concluiu Roseval.

De acordo com Carvalho, esse um projeto possibilita a cada assistido estar mais inserido não só no mercado de trabalho, mas também na sociedade. “Essa ação de letramento, de alfabetização só foi possível ser realizado através da parceria e apoio da ADRA e de um conjunto de parceiros e voluntários aqui da região, e vai proporcionar a cada aluno/assistido novas chances de aprendizados, como ler e escrever ”, pontuou.

A perspectiva é de, por meio dos estudos e o acesso a educação, dar a cada assistido a possibilidade de inclusão social, garantindo seus direitos, aumentando a autoestima e o reconhecimento do seu papel na sociedade.

Para conhecer mais sobre o projeto Comunidade Terapêutica Pró-Vida, clique aqui.

Veja fotos da aula inaugural do projeto:

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros