Pró-Vida

Justiça, Compaixão, Amor.

O projeto Comunidade Terapêutica Pró-Vida está instalado em uma área verde e exuberante na cidade de Cachoeira, interior da Bahia. O Pró Vida foi estabelecida para o tratamento de dependentes químicos. O espaço pretende oferecer um tratamento especializado e multidisciplinar baseado em atividades terapêuticas, educacionais e profissionalizantes, integrando todas as características essenciais de uma comunidade terapêutica.

A Comunidade Terapêutica é uma abordagem participativa que objetiva tratar a dependência química através de mudança no estilo de vida, entendendo o uso abusivo como sintoma de um desajuste psicológico e social da pessoa. O método empregado para o tratamento decorre de um trabalho multidisciplinar em regime de internação de no mínimo nove meses e um máximo de 18 meses, dependendo das necessidades de cada individuo.

O assistido passa por varias fases no processo de tratamento. Em cada etapa, através de atividades terapêuticas que motivam mudanças de comportamento, ele trabalha suas questões individuais e aprende novas maneiras de expressar. Na ultima etapa, a da reinserção social, o residente começa a estruturar para sair do centro. Com atividades profissionalizantes ele é estimulado a elaborar seu projeto de vida fora do centro.

O Candidato ao tratamento precisa:

Ter 18 anos ou mais,

Estar  disposto a participar do tratamento por livre e espontânea vontade,

Ser avaliado pelo psicólogo e em necessidade, com o Psiquiatra também ,  e trazer a medicação ,

Ser entrevistado através de vídeo chamada pela coordenadora do projeto, assim que aceitar o tratamento

Ter condições  de se locomover e cuidar de seu  pertences, limpeza  do quarto, lavagem de roupas..

Ter um responsável  acompanhado a internação,  e o tratamento, que possa vir nos dias de visitas, e quando de muito distante, ligar uma vez por semana para saber sobre o assistido em tratamento.

Assumir as  despesas pessoais e de emergência.

Fotos

Outros Projetos Relacionados

Projetos Relacionados