A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), proporciona intervenções sociais de diferentes formas, uma delas a resposta em emergências. A Bahia desde 2021 traz um histórico de tragédias e desastres em alguns de seus municípios, principalmente nos primeiros meses do ano. A ADRA Regional Bahia, convidou a equipe nacional de respostas emergenciais para realizar a capacitação de coordenadores voluntários que gerenciarão as equipes nas tragédias em todo território da Bahia e Sergipe.
O evento foi realizado em Lauro de Freitas, Bahia, na sede administrativa da Igreja Adventista para Bahia e Sergipe, nos dias 30 de outubro e 01 de novembro, e incluiu palestras, rodas de conversa e um simulado de trabalho em equipe para aprimorar estratégias e habilidades que permitam uma resposta eficaz e rápida a diferentes emergências e desastres. O objetivo do treinamento foi fornecer ferramentas e conhecimentos que fortalecerão a capacidade das equipes em responder de forma eficaz a situações de emergência.
Leonardo Mendes, diretor regional da ADRA para os dois estados, destaca a importância dos tópicos abordados durante o treinamento e reforça a necessidade de capacitar colaboradores e voluntários. Ele afirma: “É fundamental termos uma equipe capacitada para lidar com essas situações. A possibilidade de a ADRA Brasil realizar treinamentos em nosso local nos ajudou a nos prepararmos ainda mais. Saímos daqui mais preparados.”
Para a ADRA Brasil, o treinamento desempenha um papel fundamental, ajudando a construir capacidades locais para lidar com situações de emergência e, assim, reduzir o sofrimento das pessoas. “Nosso trabalho não se limita a responder às emergências, mas também nos concentramos em preparar nossos voluntários, equipes nacionais e até as equipes regionais e globais, antes das emergências, para que estejam sempre prontos da melhor maneira possível”, explicou Eric Leichner, gerente de operações e emergências da ADRA Brasil.
O simulado incluído no treinamento ampliou a perspectiva dos participantes sobre a importância de um trabalho mais alinhado para um atendimento e gerenciamento mais eficazes em situações de emergência. É o que afirmou Carla Fontes, diretora regional da ADRA Alagoas, que acompanhou uma caravana de 5 pessoas. Ela destacou: “Adquirir uma visão mais técnica do cenário como um todo facilita nossas operações. A partir de hoje, contamos com uma equipe mais bem preparada em nosso estado.”
Fortalecendo a Resposta a Emergências através do Treinamento Prévio
Eric, destaca a importância dos treinamentos realizados em países de língua espanhola e no Brasil, visando capacitar pessoas em diferentes regiões para que possam se integrar eficazmente à missão da ADRA. Essa iniciativa envolve ensinar os métodos de trabalho da ADRA e oferecer oportunidades de prática por meio de simulados. Em 2023, a equipe da ADRA iniciou essa nova fase de treinamentos, começando pela Bahia, Alagoas e Sergipe, com planos de realizar mais em Vitória do Espírito Santos ainda este ano. “O objetivo principal é garantir que as equipes estejam preparadas tanto para a resposta a emergências quanto para atuações em períodos de estabilidade, de paz, visando a melhor preparação possível”, afirmou.
Confira as fotos: