ADRA Brasil ganha destaque na Câmara dos Deputados por projetos de voluntariado

Os projetos de voluntariado mantidos pela Igreja Adventista do Sétimo Dia no Brasil foram reconhecidos na última quarta-feira, 28, em audiência pública na Câmara dos Deputados. Proposto pelo deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE), o encontro discutiu o incentivo ao trabalho voluntário no país.

LEIA TAMBÉM:
Do voluntariado à liderança, ADRA transforma vidas em Alagoas

Gadêlha destacou a importância do voluntariado, especialmente em tempos de crises climáticas, que deixam muitas pessoas em situação de vulnerabilidade. “O Brasil precisa discutir no âmbito legislativo a importância do voluntariado para incentivar, refletir e motivar as pessoas a realizar este trabalho”, afirmou o deputado.

Durante a audiência, a Agência de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Brasil) e o Serviço Voluntário Adventista (SVA) foram reconhecidos por suas atuações em diversas operações de ajuda humanitária no Brasil e no exterior, com destaque para o recente desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul. O coordenador de Projetos Sociais da ADRA Brasil, André Alencar, e Vanderlei Vianna, representando o SVA, participaram do evento.

Reconhecimento ao trabalho humanitário

André Alencar compartilhou sua experiência na coordenação de projetos humanitários e na mobilização de voluntários em respostas emergenciais. Ele destacou as ações da ADRA no Rio Grande do Sul, que incluíram fornecimento de abrigo, refeições e kits de higiene e limpeza para os afetados.

“O trabalho voluntário tem um valor agregado enorme para o serviço social no Brasil. É feito por pessoas competentes e qualificadas, que devem ser reconhecidas pelo que fazem”, ressaltou Alencar.

O diretor do SVA, Dieter Bruns, enviou um vídeo comentando sobre os missionários enviados pela organização e o impacto do voluntariado na vida dos praticantes. “A experiência do voluntariado contribui para a felicidade do indivíduo, trazendo autorrealização, sensação de utilidade e desenvolvimento pessoal”, disse Bruns.

Voluntariado na ADRA

A ADRA, agência humanitária da Igreja Adventista do Sétimo Dia, está presente no Brasil desde 1984 e em 120 países. Com 18 regionais no Brasil, a agência conta com cerca de 250 projetos que, em 2023, beneficiaram mais de 700 mil pessoas.

As principais áreas de atuação da ADRA incluem resposta a emergências, nutrição, saneamento, saúde comunitária, apoio a crianças em situação de vulnerabilidade, geração de emprego e renda, promoção de justiça social e igualdade de gênero. Interessados em se voluntariar podem se inscrever pelo site da ADRA, onde também é possível fazer doações e obter mais informações sobre os projetos.

SVA: Serviço Voluntário Adventista

O SVA oferece oportunidades de voluntariado de curto e longo prazo para jovens e adultos adventistas, em regiões necessitadas no Brasil e no mundo. Segundo Bruns, a agência envia anualmente entre 350 a 400 jovens para atuar em mais de 34 países. Em 2023, a sede sul-americana da Igreja Adventista enviou 227 voluntários, com 91 atuando em outros continentes e 136 em oito países da América do Sul. O programa também recebeu 139 voluntários estrangeiros.

Para mais informações sobre o Serviço Voluntário Adventista e oportunidades de voluntariado, acesse vividfaith.com.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros