Centro de Juventude de Samambaia Sul promove roda de conversa para conscientização sobre o Novembro Azul

Os jovens e adolescentes tiveram a oportunidade de debater questões relacionadas à saúde masculina

 

Neste mês de novembro, o Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais no Distrito Federal e Goiás (ADRA DF/GO) realizou atividades para celebrar o Novembro Azul, campanha voltada para a prevenção do câncer de próstata, no Centro de Juventude de Samambaia Sul.

O espaço ofereceu roda de conversa com a participação de uma assistente social, decoração temática e distribuição de folhetos com informações gerais sobre a campanha para os alunos, a equipe e a comunidade.

A monitora de Atividades Diversas, Ludmila Dias, participou da roda de conversa com os alunos. Ela destaca a importância da dinâmica para os jovens. “Nos reunimos e apresentei o objetivo da campanha do Novembro Azul. Socializei o assunto, com informações sobre a prevenção do câncer de próstata e outras doenças. Os meninos que estão na fase da adolescência tem resistência para abordar o assunto, justamente por conta do grande tabu sobre cuidado com a saúde masculina, mas à medida que foram surgindo dúvidas pude auxiliar e naturalizar esse assunto para eles. No fim, eles compreenderam a relevância da campanha e entreguei para eles um cartão com um chocolate”, declara.

Relatos

Sammy Viera, de 17 anos, é aluno do curso de Informática no Centro de Juventude de Samambaia Sul e participou da roda de conversa. “Gostei muito. Compreendi como é importante a campanha e o exame de toque para prevenir doenças como o câncer de próstata”, afirma.

O Coordenador do Centro de Juventude de Samambaia Sul, Geovani Lima, reafirmou o valor da campanha Novembro Azul no Centro de Juventude para que os jovens tenham acesso às informações sobre a saúde de uma maneira segura e eficiente. “Nossa participação na campanha tem o propósito de levar a conscientização sobre saúde masculina para os jovens e adolescentes. Por isso, realizamos a roda de conversa para que eles tenham a oportunidade de sanar suas dúvidas. Eles também podem levar essas informações para dentro do ambiente familiar e assim podem contribuir para a prevenção e cuidados das doenças dos familiares e amigos”, declara.

O câncer de próstata é o mais incidente no homem e está entre as causas de morte mais recorrentes entre a população masculina, de acordo com o Ministério da Saúde. Por essa razão, o mês de novembro foi escolhido para representar a campanha, que objetiva disseminar informações a respeito dos cuidados com a saúde, com destaque para a realização de exames preventivos contra as doenças.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros