ADRA transforma vidas com espaço de beleza em abrigo para pessoas em situação de rua no ES

Projeto resgata autoestima e dignidade de acolhidos, promovendo inclusão e autocuidado

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), em parceria com a Prefeitura de Vitória, ES, implementou o “Lar Belas”, um espaço de beleza no Abrigo para Pessoas em Situação de Rua III, localizado na Ilha de Santa Maria, na capital capixaba. A iniciativa visa promover o autocuidado, melhorar a autoimagem e resgatar a autoestima das mulheres acolhidas, contribuindo para a inclusão social do grupo.

O projeto se alinha ao espírito do mês de dezembro, marcado pelo Dia Internacional da Solidariedade Humana (20), que destaca a importância de iniciativas voltadas para a justiça social e a inclusão.

Lar Belas

Grupo recebeu carinho e cuidado das voluntárias. (Foto: Divulgação)

O “Lar Belas” oferece serviços como hidratação capilar, tintura de cabelo, manicure e esmaltação das unhas. O espaço também será utilizado para atender outras necessidades das beneficiárias, como depilação e selagem, realizadas por profissionais voluntários da área.

De acordo com a coordenadora do abrigo, Michela Damasceno, a parceria com a ADRA foi essencial para que a iniciativa se tornasse realidade. “Foi através da captação de doações que esse espaço foi implementado. Estamos colocando em prática os valores da ADRA: servir a humanidade com justiça, compaixão e amor, para que todos possam viver conforme Deus planejou,” destaca Michela.

A coordenadora salienta que esses serviços impactam diretamente a maneira como as beneficiárias se enxergam e se sentem. “Os atendimentos refletem na satisfação com a aparência, ajudando na valorização própria e na autoaceitação, algo essencial diante dos desafios de exclusão impostos pela sociedade,” explicou.

Além disso, o espaço resolve desafios práticos enfrentados pelas beneficiárias, como limitações para realizar a higienização pessoal. “O lavatório do salão facilitou o cuidado com os cabelos, trazendo mais conforto e dignidade para essas mulheres,” acrescentou Michela.

Histórias de impacto

Flávia Fernandes da Silva, de 44 anos, que está no abrigo há cerca de duas décadas, foi um das beneficiadas. (Foto: Divulgação)

Uma das acolhidas, Flávia Fernandes da Silva, de 44 anos, que está no abrigo há cerca de duas décadas, compartilhou sua experiência com o espaço. Flávia lida com fobia social severa, mas encontrou no salão um local onde pode se cuidar sem sofrimento.

“Foi a melhor coisa que fizeram aqui. Eu tenho fobia social, fico muito nervosa perto de muitas pessoas. No salão, consigo me cuidar sem passar mal. Eu amei demais,” conclui Flávia, emocionada.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros