Na última quarta-feira, 11 de dezembro, o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) pela gestão ADRA em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte, organizou um almoço de Natal especial para os usuários do serviço na Regional Venda Nova, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A ação, realizada em um ambiente acolhedor e repleto de solidariedade, reuniu dezenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo um momento de confraternização e fortalecimento de vínculos comunitários. O evento foi muito mais do que uma refeição festiva. Para muitos dos presentes, significou uma oportunidade rara de vivenciar o espírito natalino, marcado pela partilha, cuidado e inclusão. Durante o almoço, além da comida preparada com carinho, realizaram um bingo para os usuários com itens úteis para o dia a dia deles, música ao vivo e outras atividades para socialização.
A importância almoço de natal no âmbito social
“A realização do Almoço de Natal da Pop Rua Venda Nova representa uma significativa iniciativa de inclusão social, solidariedade e promoção da dignidade para pessoas em situação de rua. Trata-se de uma ação que vai além do simples oferecimento de um momento de confraternização; ela integra arte, educação e comunidade, com o objetivo de fortalecer vínculos sociais, estimular o protagonismo e proporcionar experiências que elevem a autoestima dos participantes.
Por meio da articulação entre o SEAS do CREAS Venda Nova, os arte-educadores, Casa de Nazaré (Paróquia Santo Antônio) e parceiros comunitários, o evento consolida um espaço de acolhimento e pertencimento. A presença de atividades artísticas, como apresentações musicais e a troca de histórias de vida, evidencia o poder transformador da arte no processo de revalorização pessoal e social. Além disso, ao fomentar o autocuidado e a interação coletiva, o almoço reforça a ideia de que a inclusão deve ser construída com ações práticas que respeitam a diversidade e promovem a equidade.
Realizar o Almoço de Natal em um espaço como a Casa de Nazaré, que já possui um histórico de apoio à população vulnerável, reforça o papel da comunidade na construção de soluções compartilhadas.
Assim, o evento simboliza esperança, união e um passo concreto em direção à garantia dos direitos humanos para aqueles que mais necessitam.” Destacou Rafaela Kênia, arte-Educadora do SEAS Regional Venda Nova.
Desafios e esperança!
Diante do aumento da população em situação de rua em Belo Horizonte e em outras grandes cidades do Brasil, iniciativas como o almoço de Natal promovido pelo SEAS destacam a importância de ações concretas e integradas entre o poder público, a sociedade civil e organizações sociais. Apesar dos desafios enfrentados, eventos como este demonstram que é possível transformar a realidade de muitas pessoas, mesmo que por um único dia, oferecendo não apenas alimento, mas também esperança.
É fundamental ressaltar que a ADRA, que apoia iniciativas voltadas para populações vulneráveis, realiza ações semelhantes ao longo de todo o ano, estabelecendo vínculos significativos com nossos usuários e incentivando-os a lutar por uma vida mais digna.
“Este almoço é um exemplo do impacto positivo que podemos gerar. É uma alegria imensa para a Regional de Minas Gerais fazer parte de tudo isso e compartilhar momentos de esperança e renovação”, afirma o Pr. Adriano Aureliano, diretor da ADRA em Minas Gerais.
A expectativa é que ações como esta inspirem cada vez mais pessoas e organizações a se engajar na construção de um futuro mais inclusivo e solidário para todos.