Um ano após tragédia, comunidades ainda precisam de apoio para se recuperarem.
A região Serrana do Rio de Janeiro recebeu, nos dias 10 a 13 de março, a Carreta Solidária, uma unidade móvel mantida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). A ação aconteceu mais de um ano depois de uma tragédia que vitimou dezenas de pessoas na região, deixando milhares de desalojados e desabrigados.
Durante os quatro dias da ação, mais de 240 voluntários se uniram à causa, oferecendo seus serviços para a distribuição de aproximadamente três mil refeições (entre desjejum e almoço), além de doar mais de 1.600 peças de roupas e realizar cerca de 400 cortes de cabelo e atendimentos médicos. Todos os serviços foram realizados gratuitamente.
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Ações que fazem a diferença
Voluntária, a médica Luciana Brotto ficou emocionada ao constatar a situação das pessoas que vivem nas ruas. “Sei que é um alívio momentâneo. A pessoa está com dor, damos o remédio que alivia ou lavamos e fazemos curativo naquele machucado que estava sujo. Isso leva a pessoa, de alguma forma, a agradecer a Deus a bênção de ter alguém ali cuidando dela naquele momento. São pequenas ações, mas que fazem a diferença, pois mostramos o amor de Deus por cada uma delas”, disse Luciana, que já participou de missões transculturais na Índia, Guiné-Bissau, Piauí e Rondônia.
Na região central do Rio de Janeiro, onde há grande concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade social, muitas optam por viver nas ruas em vez dos abrigos oferecidos pela prefeitura. Foi nesse local que os voluntários prestaram apoio durante uma das ações realizadas.
De morador de rua a voluntário
“Estar aqui hoje, para mim, é uma alegria, pois ações assim fazem toda a diferença na vida dessas pessoas que estão nas ruas. Eu já passei por isso e sei que estamos fazendo muito mais do que apenas uma ação. Estamos mostrando acolhimento, que é o que elas mais precisam”, destacou Cláudio Braga de Lima, que deixou as ruas ao conhecer o projeto Casa Esperança, organizado pela Igreja Adventista Central do Rio de Janeiro e participou da ação da ADRA.
Além disso, foram oferecidos serviços de assessoria jurídica, atendimento de cuidados curativos e atendimento médico. A carreta percorreu Petrópolis, Mesquita, Centro do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu, locais que ainda sofrem as consequências da tragédia. Ao todo, foram atendidas mais de 4.400 pessoas.
Segundo o líder da ADRA Brasil, Fábio Salles, a ação é um testemunho do compromisso da ADRA em oferecer ajuda humanitária e apoio à comunidade carente. “Esperamos fazer a diferença na vida das pessoas que ainda sofrem as consequências daquela tragédia”, pontua Salles.
Altruísmo
A história de Claudiomar é um exemplo de dedicação e altruísmo em meio a um cenário de tragédia. O resgatista foi um dos afetados pelas chuvas e deslizamentos que ocorreram em Petrópolis em 2022, mas não deixou sua profissão de lado. Depois de retirar sua família em segurança para um abrigo, Claudiomar retornou ao local dos fatos para ajudar as pessoas que haviam sido afetadas e feridas.
Foi durante essa missão, no ano passado, que ele viu a carreta da ADRA chegar com ajuda aos moradores. O homem se impressionou com a iniciativa e se colocou à disposição para ajudar. “Quando as pessoas estão sofrendo, a melhor forma de amenizar essa dor é ajudar os outros”, enfatizou, reforçando sua crença no poder da solidariedade em tempos difíceis.
Quando o resgatista soube que a carreta voltaria à cidade, procurou os líderes da organização para ser voluntário novamente.
Chegando ao local às 6h da manhã, ele permaneceu até o último momento, deixando claro o seu comprometimento com a causa.
Atendimentos gratuitos
Durante os quatro dias de atendimento gratuito à comunidade, a Carreta Solidária ofereceu uma ampla gama de serviços para ajudar as pessoas. Entre os serviços prestados, estão:
- Café da manhã: 700 refeições
- Almoço: 2075 refeições
- Corte de cabelo: 197 atendimentos
- Medição de glicose: 396 atendimentos
- Aferição de pressão: 433 atendimentos
- Atendimento médico: 332 atendimentos
- Atendimento jurídico: 25 atendimentos
- Atendimento psicológico: 23 atendimentos
- Eletrocardiograma: 16 atendimentos
- Massagem: 23 atendimentos
- Limpeza de pele: 12 atendimentos
- Atendimento e medicação corporal: 42 atendimentos
- Curativos: 34 atendimentos
- Lavagens de roupas: 6 atendimentos
- SPAs dos pés: 28 atendimentos
- Voluntários: 168 pessoas
- Atendimento total: 4.417 pessoas atendidas.
A Carreta Solidária
O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, o segundo para a lavagem e secagem de roupas e o terceiro para a realização de apoio psicológico.
Para mais informações, acesse o site da Carreta Solidária: https://adra.org.br/carreta/.