Carreta Solidária retorna à região Serrana do RJ para ajudar comunidades afetadas por tragédia

Durante quatro dias, unidade móvel prestará atendimento gratuito a vítimas

Há pouco mais de um ano, a região Serrana do Rio de Janeiro, em Petrópolis, sofreu uma tragédia que vitimou dezenas de pessoas. O forte temporal que devastou a localidade deixou milhares de desalojados e desabrigados. Naquela época, uma carreta solidária prestou assistência às vítimas. Agora, o mesmo veículo retorna ao local para oferecer suporte à comunidade que ainda enfrenta as consequências desse desastre.

De 10 a 13 de março, a unidade móvel estará em Petrópolis, Mesquita, Centro do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu. Diversas atividades gratuitas serão realizadas, como distribuição de marmitas, café da manhã, assessoria jurídica, corte de cabelo, distribuição de roupas, atendimento de cuidados curativos, entre outros.

O líder da ADRA Brasil, Fábio Salles, menciona que a carreta é uma ferramenta poderosa para ajudar pessoas em momentos de crise. “Fico extremamente feliz em ver a Carreta Solidária da ADRA Brasil voltando à região Serrana do Rio de Janeiro, onde prestou assistência vital há pouco mais de um ano. É um testemunho do compromisso da ADRA em oferecer ajuda humanitária e apoio à comunidade carente. Esperamos fazer a diferença na vida das pessoas que ainda sofrem as consequências daquela tragédia”, pontua Salles.

LEIA TAMBÉM: Carreta Solidária da ADRA Brasil reforça ações humanitárias em todo o País
ADRA lança campanha e mobiliza Carreta Solidária para ajudar vítimas de temporal 

Programação

Na sexta-feira, 10, a carreta estará no Alto da Serra, em Petrópolis, na Rua Teresa, 1937. Na ocasião, serão oferecidos 200 cafés da manhã e 500 almoços. O atendimento ocorrerá das 7h às 15h. A comunidade também poderá contar com atendimento médico.

Já no sábado, 11, a carreta prestará atendimento no Município de Mesquita, na rua Adolfo de Albuquerque – 398, Chatuba (CRAS Chatuba). Por lá também serão distribuídas marmitas de café da manhã e almoço. Além do atendimento médico, os moradores terão acesso gratuito à assessoria jurídica e corte de cabelo.

No domingo, 12 a carreta estará no Centro do Rio de Janeiro, na Av. Presidente Vargas, 1261 – em frente à Biblioteca Parque Estadual, Pista Lateral. Na ocasião, serão distribuídas marmitas, café da manhã e serviços como atendimento médico, doação de roupas, cuidados curativos, entre outros.

Finalmente, no dia 13, a carreta estará em Nova Iguaçu, na Praça Cabuçu, Estrada de Madureira, a partir das 7h. Além das marmitas de café da manhã e almoço, neste local também será oferecida uma feira de saúde gratuita, cuidados médicos e o serviço de corte de cabelo para moradores de rua.

Carreta Solidária

A unidade móvel mantida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ADRA, tem capacidade para preparar até 1.500 refeições por dia, lavar até meia tonelada de roupas e oferecer atendimento psicológico à comunidade.

Ao longo dos últimos seis anos, a carreta passou por mais de 50 cidades brasileiras, prestando atendimento gratuito a famílias afetadas por calamidades. Cortando as estradas do País, serviu mais de 145 mil refeições e lavou aproximadamente 150 toneladas de roupas.

A unidade móvel também já atendeu vítimas de tragédias, como a de Brumadinho, em Minas Gerais, além de vítimas dos deslizamentos de terra em São Paulo, Petrópolis, no Rio de Janeiro, e prestou apoio no combate ao coronavírus.

Como funciona?

O caminhão adaptado, de 45 m² de área útil, está dividido em três compartimentos: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, o segundo para a lavagem e secagem de roupas e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

Para mais informações, acesse o site da Carreta Solidária: https://adra.org.br/carreta/

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros