Depois da Tormenta

Em resposta a emergência nos municípios de Iconha e Alfredo Chaves, a ADRA decidiu acionar o plano de emergência contemplando os munícipes com vales sociais.

Na última quarta-feira, 12, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) regional Espírito Santo, realizou uma ação social nos municípios de Iconha e Alfredo Chaves, onde 162 famílias receberam um benefício para auxiliar no recomeço após o período das chuvas do último mês.

Em janeiro, o Espírito Santo viveu um dos maiores pesadelos de sua história. Nos municípios mais afetados, a água chegou a registrar mais de 249 milímetros de volume dentro de 24 horas. Foram incontáveis prejuízos, de casas alagadas até o teto a carros arrastados pela água em meio à correnteza. Municípios se tornaram inóspitos e indescritíveis para os moradores locais.

Colaboradores e voluntários da ADRA ajudando no momento de crise no município de Iconha após as chuvas.

No momento de maior crise, os colaboradores da ADRA foram a estes municípios para auxiliar na limpeza das ruas, casas e comércio. Além da mão de obra, foram arrecadadas doações de materiais de limpeza, alimentos, água mineral, móveis, roupas e produtos descartáveis.  Fora a ajuda imediata, a ADRA acionou o plano de atendimento a situações de emergência, e conseguiu ajudar 162 famílias com doações somadas em cerca de 80 mil reais. Os responsáveis pela gestão de emergências se reuniram com as Secretarias de Assistência Social de Iconha e Alfredo Chaves, e discutiram a melhor forma de distribuição dos donativos para as famílias desalojadas e que se encontram em situação de desamparo.

Foram entregues, pré-carregados, vales sociais sem nome com senhas e códigos de acesso. A distribuição aos beneficiários foi realizada pela ADRA Regional Espírito Santo coordenado pela área de gestão de emergências local, que é dirigida pelo diretor regional, Clairton de Oliveira, e gerente financeiro, Leonardo Mendes. O cadastro das famílias contempladas foi realizado pelas Secretarias de Assistência Social de ambos os municípios.

 

Em Iconha, a entrega dos vales sociais ocorreu às 9h, na Escola Municipal, com a presença da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Priscila Paganini Vassoler e do Vice Prefeito, Mauri Assis Monteiro, o qual deixou um recado de agradecimento pelos donativos recebidos. “A ajuda da ADRA neste momento será muito importante, pois dará um alento para os moradores e será um dinheiro que os ajudará muito. Agradecemos por estarem nos ajudando. Tenho lido sobre o trabalho da ADRA, e fiquei muito orgulhoso. A minha palavra é de agradecimento e peço a Deus que ajude cada vez mais no desenvolvimento de vocês”, relata o Vice Prefeito.

Às 14h, a equipe de colaboradores da ADRA foi até Alfredo Chaves para realizar a segunda parte da entrega dos cartões. A solenidade de entrega ocorreu no Cras com o comparecimento do prefeito, Dr. Fernando Videira Lafayette, e da secretária de Assistência Social e Cidadania, Caroline Maróquio, a qual comenta a importância deste recurso, não só para os moradores, mas também para o comercio local: “A ADRA neste momento está significando um apoio e acolhimento neste momento de crise. A ajuda será muito importante, pois além das famílias atingidas também irá ajudar o comércio que também foi prejudicado com as inundações”, conclui.

O diretor regional da ADRA no Espírito Santo e pastor, Clairton de Oliveira, deixou palavras para os beneficiados que descrevem a importância da atuação da ADRA neste momento tão frágil e de recomeço depois da tormenta. “É muito especial para nós estarmos aqui. Vivemos num mundo de muitas notícias e quando acontece longe da gente fica mais fácil de suportar, porém quando acontece mais perto ou conosco, aí afeta diretamente. Deus é bom e deu espaço para colocarmos pessoas na vida da gente; por isso estamos presentes em 137 países com várias frentes de trabalho, cumprindo protocolos internacionais de ajuda humanitária, quando o assunto é atendimento a desastres terrestres. Seguimos com três valores: justiça, compaixão e amor. E como Jesus, nosso papel é servir a humanidade com justiça, amor e compaixão”, finaliza.

 

Para fazer doações para os projetos emergenciais para a ADRA, clique aqui.

Chrissye Bettoni

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros