O Abrigo Institucional para gestantes e puérperas maiores de 18 anos, tem como objetivo possibilitar um acolhimento adequado, visando a proteção integral, organização pessoal, profissional, reintegração social e autonomia para auxiliar na conquista de um futuro melhor para as mães e seus filhos.
Este projeto é realizado em um imóvel próprio da prefeitura que se encontra no bairro Betânia em Belo Horizonte/MG e tem capacidade para acolher até 20 pessoas, entre crianças e adultos. As acolhidas podem residir no espaço durante o período da gestação e/ou puerpério até que a criança complete 2 anos.
Durante a estadia, o projeto garante a proteção social e acompanhamento médico durante todo o período do acolhimento, oferecendo cuidados especiais aos bebês, acompanhamento do pré-natal, apoio no puerpério e cuidados pós nascimento de forma integral.
A equipe está conformada por mais de 20 profissionais cujo objetivo principal é promover a autonomia das mulheres, dar-lhes acesso à educação, preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho, acesso aos programas sociais e cuidados médicos.
Em muitas ocasiões as mulheres demonstram interesse em voltar a estudar, trabalhar e ter mais estrutura para criar seus filhos. O objetivo da ADRA é acompanhá-las nesse processo tornando possível a realização destes sonhos.
“O processo seletivo destas beneficiárias inicia com a abordagem social e consultório na rua, realizado por uma equipe de especialistas que realizam o mapeamento e encaminhamento dos casos que se encaixam nas modalidades de atendimento do nosso abrigo. Atualmente contamos com 16 beneficiários, entre crianças e mulheres adultas”, afirma Ediane Lima, coordenadora do projeto.
Agosto Dourado: amamentação previne doenças da infância e contribui no desenvolvimento dos bebês