ANIVERSÁRIO DA CARRETA SOLIDÁRIA

Nos últimos quatro anos, a carreta passou por mais de 40 cidades brasileiras, serviu mais de 107 mil refeições e lavou 112 toneladas de roupas.

Por Ayanne Caroline

Criada para atender comunidades afetadas por desastres naturais , a Unidade Móvel de atendimento da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) completa hoje 4 anos de atuação. A popularmente conhecida como “carreta solidária”, já teve participações marcantes como o atendimento às vítimas da tragédia de Brumadinho (MG), nos deslizamentos de terra em São Paulo e no apoio ao combate à COVID-19.

Ao longo dos últimos quatro anos, a carreta passou por mais de 40 cidades brasileiras. Cortando as estradas do País, serviu mais de 107 mil refeições e lavou 112 toneladas de roupas.

“A carreta da ADRA Brasil foi criada com o intuito de levar alivio em meio ao sofrimento. Desastres naturais são comuns em nossa região, e em meio ao desespero de ter perdido tudo, os serviços oferecidos garantem o básico para aqueles que foram afetados: alimento, higiene e assistência psicossocial. Em meio à pandemia, com o incremento de pobreza e desemprego, nossa carreta continua garantindo o básico para manter a dignidade das famílias brasileiras mais humildes. Amor que move, é o slogan da carreta; com justiça, compaixão e amor”, explicou o diretor da ADRA Brasil, o pastor Fábio Salles.

Conheça mais sobre a carreta

O caminhão adaptado tem, aproximadamente, 45 m² de área útil e está dividido em três compartimentos destinados, cada um, a atender às principais necessidades da população afetada: o primeiro é usado para o preparo de alimentação quente, até 1500 refeições por turno; o segundo para a lavagem e secagem de roupas, com capacidade de entregar até 360 quilos de roupa limpa por dia; e o terceiro para a realização de apoio psicológico.

Atendimento COVID-19

Com a pandemia do novo Coronavírus e a necessidade de apoio de muitas cidades brasileiras, a unidade móvel da ADRA já entrou em ação. Em 20 dias de atuação em Salvador, Bahia, serviu mais de 10 mil refeições e lavou 5 toneladas de roupas de pessoas em situação de rua. Já no Rio Grande do Sul, apoio abrigos para isolamento social de pessoas em vulnerabilidade, servindo 3 mil refeições e lavando 6 toneladas de roupas.

No Espírito Santo, atuará até agosto apoiando um centro de isolamento para pessoas em situação de rua, além de uma comunidade carente local. Serão mais de 12.500 refeições prontas, além 20 toneladas de roupas lavadas.

 

 

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros