ADRA inaugura Núcleo de Desenvolvimento em Niterói – RJ

Núcleo de Desenvolvimento dispõe de profissionais voluntários que prestam atendimento à Comunidade do Preventório

O Instituto Sete reabriu suas portas para atender a Comunidade do Preventório, em Charitas – Zona Sul de Niterói. A instituição, que havia dado uma pausa nas suas atividades sociais no período de restrições da pandemia de Covid-19, voltou a prestar auxílio comunitário, reinaugurando sua sede no dia 06 de maio. Agora, o Instituto Sete conta com a parceria da ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais).

O Instituto Sete, como já é conhecido, é o braço social do Espaço Novo Tempo São Francisco e recebeu o nome de Núcleo ADRA de Desenvolvimento em Niterói. A instituição vai atuar na comunidade com voluntários ministrando cursos de informática, idiomas, música e reforço escolar. Além disso, semanalmente serão distribuídas refeições para quem precisar.

Voluntários que vão atuar no Núcleo de Desenvolvimento e fazem parte do Espaço Novo Tempo São Francisco

Com a inauguração do espaço, o Núcleo de Desenvolvimento pretende atender cerca de 150 pessoas por semana com as atividades oferecidas. A iniciativa pretende beneficiar quem mora na Comunidade do Preventório, oferecendo integração social aos assistidos e perspectivas de um futuro melhor às famílias.

A parceria com a ADRA vai viabilizar todo o processo, uma vez que o trabalho da Agência é promover desenvolvimento e alívio pontual a pessoas em situação de vulnerabilidade. Atuando em mais de 120 países, auxilia comunidades e promove o desenvolvimento sustentável. Com o novo núcleo em Niterói, a ADRA reforça o seu compromisso com a população local e reafirma a sua atuação em prol do bem-estar social.

Inauguração

O Núcleo de Desenvolvimento foi inaugurado na tarde do sábado (6) e o evento recebeu autoridades eclesiásticas e civis, entre outros convidados especiais.

Da esquerda para direita: Marcos Trindade, co-fundador da Sete; Kerlisson Magalhães, Diretor Regional da ADRA RJ; Pr. Carlos Augusto, Espaço Novo Tempo; Alexandre Isquierdo, Secretário Estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável RJ; Fael Faustino, Presidente da Associação de Moradores do Preventório; Pastor Felipe Andrade, Presidente da ARF; Pastor Samuel Krüger, Secretário Executivo da ARF e Villiam Sanches, CFO da ARF

Kerlisson Magalhães, diretor da ADRA regional – RJ, contou sobre os cursos que serão oferecidos no instituto. “Entregaremos projetos sociais voltados para o desenvolvimento para a comunidade: o curso de educação, com reforço escolar; Projeto Letras, ensinando línguas estrangeiras para transformação social; Conectando o Futuro são aulas de informática; Sons de Esperança, serão as aulas de música; Mente Aberta é o projeto psicossocial. Em parceria com o Governo do Estado vamos oferecer projetos para a terceira idade, com aulas funcionais“, revelou Kerlisson.

Alexandre Isquierdo, Secretário Estadual de Juventude e Envelhecimento Saudável do Rio de Janeiro, também esteve presente no evento e apontou a relevância da abertura do instituto, afirmando que essa é uma responsabilidade de cada pessoa. “É de suma importância que cada cidadão possa doar seu tempo, doar do seu conhecimento para ajudar os mais necessitados. Isso é de total relevância para que possamos mudar gerações, mudar o local, mudar uma cidade e mudar o nosso Estado”, enfatizou o secretário.

A “Sete”

Conhecida entre os moradores da Comunidade do Preventório como “a Sete”, o instituto foi formado em 2014 por um grupo de empresários com a finalidade de oferecer assistência social aos populares.

No espaço foram ministrados, gratuitamente, cursos de formação profissional, alcançando centenas de famílias com as atividades oferecidas. O local também se tornou a sede do Clube de Desbravadores Conquistar, liderado por Raquel Gonzalez e Rodrigo Castro, formado por crianças e jovens da comunidade.

Clube de Desbravadores Conquistar se apresentou na inauguração do Núcleo

Cristiane Santos foi uma das beneficiadas do Instituto Sete há alguns anos. Depois de fazer o curso de empreendedorismo ela foi contemplada com uma máquina de costuras. Reunindo os conhecimentos adquiridos na instituição com o novo equipamento, Cristiane conseguiu montar seu próprio ateliê e passou a trabalhar como autônoma, abrindo uma empresa com alvará e todos os recursos aprendidos no curso que participou.

Cristiane contou que também iniciou o estudo da bíblia e está muito feliz com a reabertura do espaço. “Entrei na Sete a primeira vez por curiosidade, por causa dos Desbravadores. A partir dali comecei a participar fazendo aulas e iniciei um estudo da bíblia. Ou seja, alimentou a área espiritual e a vida profissional. Aprendi muito aqui. O mundo, hoje, é dos empreendedores. Eu sou fruto da Sete e vou divulgar para todos que ela voltou a funcionar”, garantiu.

O Núcleo de Desenvolvimento de Niterói está localizado na Travessa Santa Cândida, 20, Charitas em Niterói – RJ.

Veja mais fotos na galeria:

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros