Projeto solidário transforma vidas de pessoas com deficiência visual

Iniciativa da ADRA já ajudou mais de 17 mil pessoas com dificuldades visuais

No Brasil, uma realidade preocupante afeta quase 19% da população: mais de 35 milhões de pessoas sofrem com algum problema de visão. Em um país onde o acesso a cuidados oftalmológicos ainda é um desafio para muitos, esses números são ainda mais alarmantes. Neste Dia Mundial do Braille 04 de janeiro, é essencial voltar nossa atenção para essas dificuldades e para projetos que buscam mitigá-las.

Desafio

Um exemplo é o caso de Mayra Amaral, estudante do ensino médio. Mayra enfrentava grandes desafios em sua rotina escolar devido a problemas de visão. “Quando eu me sentava no fundo da sala, não enxergava bem. Mesmo sentando na frente, tinha dificuldades. Percebi que algo estava errado quando não conseguia ver a TV claramente”, relata Mayra.

Projeto já beneficiou mais de 17 mil pessoas. (Foto: Divulgação ADRA)

Denize Sá, mãe de Mayra e professora, percebeu as dificuldades da filha. “Como educadora, sei que problemas de visão podem afetar diretamente o aprendizado. Foi preocupante observar Mayra lutando para acompanhar as aulas”, comenta Denize.

No Brasil, segundo o IBGE, 35 milhões de pessoas têm algum problema ocular. Deles, quase 600 mil são cegos. Em 80% dos casos, a visão poderia ter sido preservada com medidas preventivas e/ou tratamentos adequados, diz a OMS.

Nesse contexto, o projeto Visão Solidária, gerido pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) em São Luiz do Maranhão, surge como uma luz de esperança. Marcos Roberto, coordenador de projetos da ADRA Maranhão, destaca que Mayra é uma das muitas histórias que motivam a continuidade de ações.  “Ajudá-la a melhorar seu desempenho escolar e retomar o prazer em estudar foi extremamente gratificante.”

Iniciativa oferece exames de vista gratuitos e doação de óculos de grau para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. (Foto: Divulgação)

Roberto enfatiza a importância das ações da ADRA: “Levar atenção primária à saúde ocular pode parecer simples, mas tem um impacto profundo. Ver as pessoas retomando suas vidas com gratidão é o que nos impulsiona.”

O Visão Solidária oferece exames de vista gratuitos e doação de óculos de grau para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Em 2 anos, o projeto já realizou 27 edições, atendendo mais de 17 mil pessoas. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Segurança Pública (Pacto pela Paz) e de empresários.

“Minha filha melhorou 100% em aprendizagem após receber os óculos. Antes, ela enfrentava muitas dificuldades, mas o projeto foi uma bênção”, afirma Denize Sá.

Saiba mais do projeto clicando aqui.

Outros projetos

Além do Projeto Visão Solidária, a ADRA Brasil expande suas ações pelo país. No Rio Grande do Sul, uma iniciativa visa apoiar pessoas com deficiência visual através do estabelecimento de um Residencial Inclusivo para Pessoas com Deficiência (PCDs). Com lançamento previsto para fevereiro, o programa consistirá em três unidades residenciais, cada uma com capacidade para atender até 10 pessoas. Neste ambiente inclusivo, os residentes receberão atendimento técnico de psicólogos e assistentes sociais, além de cuidados gerais de uma equipe de Cuidadores Sociais. O suporte abrange desde alimentação e limpeza até higiene pessoal, garantindo assim todas as necessidades básicas para uma vida digna e confortável.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros