Agosto Dourado: ADRA apoia campanha de incentivo ao aleitamento materno e orienta beneficiárias do projeto Alimentum em Manaus

Manaus, AM- A venezuelana Solannys Solarte (23), chegou ao Brasil em junho de 2022. Grávida de sete meses, ela sonhava com um futuro melhor para sua filha.

“Desde que cheguei aqui me receberam muito bem. Fizeram meus controles de pré-natal e me atenderam muito bem na maternidade. Na verdade, não tenho nenhuma queixa graças a Deus”, explica Solannys que teve que abandonar seu país devido a crise econômica e social.

Em Manaus, sem falar português e sem conhecidos, ela se sentiu acolhida por pessoas e pela ADRA que através do Projeto Alimentum lhe concedeu uma ajuda de alimentação para ela e sua filha.

“Pouco depois de chegar aqui, recebi a ajuda da ADRA. E foi isso que me ajudou porque estou sozinha aqui, só somos eu e minha filha”, conta emocionada.

Como muitos migrantes, Sol como gosta de ser chamada, se dedicou a vender bolos na rua e com mais algumas ajudas que obteve no Brasil, ela conseguiu alugar um local para morar, e tem a oportunidade de comprar itens necessários como fraldas e produtos para o cuidado pessoal.

 

Agosto Dourado: importância da amamentação exclusiva

 

Além de receber a ajuda para comprar alimentos, a Sol tem participado em atividades realizadas pela equipe da ADRA, como por exemplo, a celebração do Agosto Dourado, um mês de incentivo a amamentação.

“Apoiar essa campanha de incentivo ao aleitamento materno faz muito sentido para a ADRA que trabalha especialmente com mulheres gestantes e lactantes”, explica Laura Mota coordenadora do Projeto Alimentum em Manaus.

De acordo com a Laura, faz parte das atividades programadas pela equipe do projeto Alimentum, realizar oficinas para educar e orientar, mães, pais, filhos e filhas crianças ou não, a escolher uma alimentação saudável que contribua para uma vida melhor.

Com o objetivo de contribuir à redução da insegurança alimentar, e incentivar a boa e ideal alimentação, no dia 10 de agosto, cerca de 50 beneficiárias grávidas e lactantes, foram convidadas pela ADRA para participar de uma oficina que promoveu o aleitamento materno.

Durante a programação, as mães e futuras mães foram orientadas sobre a importância da amamentação natural para a saúde de bebês e crianças. Através de palestras dirigidas por profissionais da saúde, elas também receberam dicas para uma amamentação segura e saudável.

“Sou consciente dos muitos benefícios de amamentar nossos filhos. Nos primeiros seis meses de vida, especialmente, nosso leite oferece a eles tudo que precisam para se alimentar e estar saudáveis”, assegura Solannys.

Para esta jovem mãe participar na oficina oferecida pela ADRA, foi muito importante e motivador. “Aprendi muito nesta oficina, e gostei demais de poder ouvir a experiência de outras mães porque me senti identificada e celebrei que apesar dos desafios do início, estou conseguindo alimentar minha filha com o meu leite”, acrescentou.

Por histórias como esta, não perderíamos a oportunidade de apoiar o Agosto Dourado e fazer parte dessa luta de incentivo ao aleitamento materno, alimento que vale ouro”, destacou a coordenadora Laura Mota.

“É muito importante para mim ter encontrado um lugar como a ADRA. Este lugar é como um refúgio, um lugar onde nos apoiam, nos ensinam e nos ajudam também no processo de amamentação”, conclui Solannys.

 [Shirley Rueda, Regional Amazonas]

 

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros