ADRA reinaugura restaurante popular em Rio Grande, no sul do Brasil

Local oferece refeições gratuitas a pessoas em situação de rua.

O compromisso da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, ADRA, é ajudar a combater a fome e garantir que as pessoas tenham acesso a uma alimentação adequada. Nesse sentido, a instituição reinaugurou, na última semana, um restaurante popular em Rio Grande, no sul do Brasil, que fornece refeições nutritivas e acessíveis a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Grande. O restaurante funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h. Antes da reinauguração, os beneficiários recebiam marmita, em decorrência da pandemia.

Com a ampliação do espaço, os serviços voltam a ser oferecidos de forma presencial à comunidade, com refeições gratuitas a pessoas em situação de rua e refeições a R$ 2,00 a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O coordenador do núcleo da ADRA Rio Grande, Cristiano Freitas, explica que o projeto não apenas auxilia na segurança alimentar, como também oferece um programa de formação profissionalizante em parceria com o SENAC Rio Grande. “Cada mês são oferecidas 20 vagas gratuitas em cursos diferentes para os assistidos do projeto, que recebem certificado ao concluírem. Além disso, o projeto auxilia na montagem de currículos e, por meio de parceiros como o SINE, encaminha os assistidos ao mercado de trabalho, ajudando no retorno à atividade laboral”, frisa.

O coordenador do projeto destaca que o principal objetivo é oferecer ajuda ampla e completa à comunidade. Segundo ele, o mercado de trabalho é altamente competitivo, e pessoas com condições financeiras favoráveis, muitas vezes, levam vantagem. Por isso, o propósito da iniciativa é proporcionar a todos a oportunidade de se qualificar e concorrer em igualdade de condições. “Queremos que as pessoas possam ter uma formação de qualidade para se destacar no mercado de trabalho”, explica Freitas.

Transformação 

André Dornelles atualmente é monitor no núcleo da ADRA em Rio Grande, RS.

André Dornelles, de 21 anos, conta que passou por muitas dificuldades ao longo de sua jovem vida. Seu lar era instável, resultado de uma situação familiar desestruturada. Viveu em diferentes abrigos, não tinha um lugar para chamar de lar. Também não sabia como poderia encontrar um caminho para o futuro. Até que conheceu o Coordenador do Restaurante Popular e do Centro de Acolhimento ADRA, Cristiano Freitas. “Eu procurei o Cristiano e falei que não queria ter o mesmo estilo de vida errada que muitas pessoas em situação de rua têm. Eu queria fazer alguma coisa, trabalhar na ADRA e ficar de voluntário. Quando surgiu uma oportunidade de emprego, ele me chamou e indicou um curso de qualificação para que eu me preparasse para a vaga”, conta, emocionado. Hoje André é monitor em projetos da Agência Adventista.

O jovem ainda menciona que a ADRA impactou sua vida. “Hoje sou uma pessoa totalmente diferente, graças à ADRA. Tenho oportunidades, sou qualificado e trabalhador. Quando cheguei aqui, era um menino. Agora sou um homem”, comemora André.

No ato de inauguração do restaurante, houve a entrega de certificados aos grupos não governamentais da cidade que apoiaram a ampliação do restaurante popular: Amor e Caridade, Projeto Esperança Viva, Comunidade Católica Renascer no Espírito, Anjos da Noite, Voluntários do Amor, Rio Grande Sem Fome, Quinta-Feira Santa, Calebes – Jovens Adventistas e Vagner Duarte.

O prefeito Fábio Branco marcou presença no evento e afirmou a necessidade de colocar a força do poder público nas boas causas. “Vamos ampliar essas parcerias para outras áreas estratégicas e importantes. Temos que atuar para transformar a vida das pessoas”, afirma.

 

 

 

 

 

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros