ADRA Roraima realiza 1ª edição da Jornada Social em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado

 O evento ofereceu serviços de documentação, assistência social, palestras, atendimentos de saúde, corte de cabelo, entre outros, para migrantes e refugiados na cidade de Boa Vista – RR

Segundo o Gerente do Projeto Alimentum, André Alencar, aproximadamente 700 pessoas foram atendidas em pelo menos um dos serviços oferecidos durante a primeira edição da Jornada Social da ADRA. Este número representa o sucesso do evento que ocorreu no dia 28 de junho (quinta-feira), na sede administrativa da ADRA, e foi especialmente voltado ao público migrante e refugiado venezuelano em Boa Vista – RR. A iniciativa surgiu em alusão ao Dia Mundial do Refugiado.

Comemorada todos os anos em 20 de junho, esta data foi instituída pela ONU em 2001, para conscientizar e dar visibilidade às questões que envolvem as pessoas que são obrigadas a deixar seus países de origem devido a conflitos, perseguições e violações de direitos.

Segundo dados do Alto Comissariado da ONU para Refugiados, divulgados em janeiro de 2023, 65.811 pessoas já foram reconhecidas refugiadas no Brasil; os milhares de migrantes e refugiados venezuelanos que atravessam a fronteira entre o Brasil e Venezuela todos os dias, por intermédio do estado de Roraima, representam 70,63% deste número. A ADRA atua na emergência migratória venezuelana, em Roraima, desde 2018 com projetos que visam garantir o acesso a direitos básicos como água limpa, saneamento, saúde, nutrição e alimentação.

A 1ª Jornada Social da ADRA aconteceu em parceria com as agências humanitárias Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados – SJMR, AVSI, UNICEF, Cáritas e Visão Mundial, que atuam com o público de refugiados no estado de Roraima. A Área Feminina da Associação Ministerial – AFAM, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, também prestou apoio na ação. O evento contou, ainda, com a participação de equipes da Prefeitura de Boa Vista, e Conselho Tutelar.

Serviços oferecidos

Durante a ação foram oferecidos os seguintes serviços gratuitos: pré-agendamento para 1ª via e renovação de documentação migratória, guarda e custódia para crianças e adolescentes, vacinação, teste rápido de IST’s, teste de glicêmia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, cortes de cabelo feminino e masculino, design de sobrancelhas, massoterapia, atendimentos de proteção sobre os direitos de crianças e adolescentes, orientação laboral, emissão de CTPS Digital e elaboração de currículo em português. O público atendido também foi contemplado com doações de alimentos.

 

A Coordenadora de Proteção e Campo do Projeto Alimentum, Verona Moura, ressalta a importância de cada serviço oferecido: “Essas parcerias são muito importantes e valiosas (…) Os serviços foram ofertados pensando nas necessidades diárias que eles (o público atendido) têm de informações e acesso (aos direitos)”, disse Verona.

Agradecimentos compartilhados

Aquiles Soropesa, de 49 anos, ficou sabendo sobre a realização da Jornada por meio de um dos grupos de informações do Projeto Alimentum, do qual sua família é beneficiária. Ele estava com sua documentação vencida há mais de quatro meses, por isso estava ali para ser atendido pela equipe do Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados – SJMR.

“Lá (na Venezuela) tirar documentos, custa caro e não sabemos se conseguiremos pagar. Aqui esse serviço é gratuito. Estou aqui em prol desse benefício, e me alegra saber que tantas pessoas conseguirão acessar esse serviço, pois esse projeto é para todos. Agradeço o tratamento amável e humilde de todos que estão trabalhando aqui hoje, que estão sempre prontos a ajudar”, contou.

Greimar Carolina Aguilar e seus filhos passaram por diversos serviços, entre eles a documentação e avaliação nutricional. Ela também aproveitou a Jornada Social para dar um trato no visual e encontrou incentivo para melhorar sua auto-estima nos serviços de beleza oferecidos pela Área Feminina da Associação Ministerial, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. “Aproveitei para cortar o cabelo e gostei muito. Me sinto bem e agradecida pelo serviço”, disse Greimar.

As crianças venezuelanas também viveram lindos momentos na Jornada Social da ADRA. A pequena Daviani Guzman, de 9 anos, abordou a equipe da ADRA exibindo seu novo corte de cabelo feito ali. Ela participou do evento junto com sua mãe e contou ter brincado muito nas atividades educativas/recreativas voltadas para o público infantil, além de ter aprendido com a equipe de WASH do Projeto Emergência Roraima, a importância da lavagem das mãos: “Eu brinquei no pula-pula, de cabo de guerra, pescaria e ainda aprendi que é muito importante lavar às mãos para cuidar da nossa saúde e para não ficar doente”.

Quase 100 mensagens escritas e assinadas em post-it, em forma de carinho, agradecimentos, reconhecimentos e amor pelo trabalho da ADRA, foram deixados fixados no mural nos corredores da Regional próximo às salas ondem ocorriam os atendimentos. A ideia foi deixar os beneficiários a vontade para escrever os recados e até sugestões a fim de expressarem seus sentimentos de maneira pessoal, por entendermos que é importante avaliar como prestamos nossos serviços. Leia algumas mensagens:

“Agradecida primeiro com Deus e com ADRA por cada uma das atividades e ajuda que estão fazendo ao ser humano. Que Deus continue abençoando” [Daniela Martinez]

“Quero agradecer a todos pela paciência e amor que tem por cada um de nós. Obrigada a todas as pessoas da ADRA por nos ajudar”. [Carmen Dania Marilla]

“Agradeço primeiramente a Deus e também todos desta equipe maravilhosa pelo trabalho social para todos os migrantes que passam pela situação em Venezuela. Agradecimento infinitamente do fundo meu coração e que Deus abençoe a toda família ADRA”. [sem nome].

Espaço de agradecimentos

A 1ª Jornada Social é um passo essencial para o cumprimento do propósito da instituição. “Deus nos deu esse propósito de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Esse trabalho da 1ª Jornada Social, foi voltado, especialmente, para os migrantes e refugiados que se encontram aqui no estado de Roraima. Mas esperamos que as próximas edições permitam que façamos muito mais. É importante destacar que esta ação alcançou significativamente mais de 700 pessoas com serviços de saúde, bem-estar, cidadania, empregabilidade e tudo isso tem impacto positivo na vida de cada uma. O nosso objetivo com tudo isso é dar direitos, esperanças e dignidade, esperamos que cada um que passou por aqui sinta em seus corações o verdadeiro sentido e propósito da ADRA, que elas enxerguem, através de nós, a mão de Cristo cuidando de todos os detalhes”, pontuou André Alencar, Gerente do Projeto Alimentum.

Próximos passos

Daniel Lessa, Diretor Regional da ADRA em Roraima, compartilha que já existem planos para a realização das próximas edições do evento. Ele diz, ainda, que deseja expandir o público atendido e levar os serviços para a população brasileira vulnerável do estado de Roraima, que também é o público-alvo da ADRA.

Veja fotos da ação:

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros