ADRA doa 1.500 redes com mosquiteiros para povo Yanomami

Item ajuda a promover o sono tranquilo e auxilia no combate à proliferação de doenças infectocontagiosas.

Para dialogar com questões que tragam conscientização à população, no dia 7 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. A data foi criada em 2008 e chama a atenção para questões ligadas aos povos originários do Brasil – como a crise humanitária Yanomami, em Roraima.

Neste ano, a data ganha mais força e ecoa como um grito de esperança para a atual situação que a comunidade Yanomami enfrenta. O cenário é composto por idosos, crianças e adultos desnutridos em estado caótico de saúde.

Na tentativa de amenizar a atual perspectiva do povo Yanomami, a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), por meio de uma parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), doou 1.500 redes com mosquiteiros, item que auxilia na redução da proliferação de doenças infectocontagiosas, como a malária.

A entrega foi realizada última sexta-feira, 03, na sede da ADRA Roraima, diretamente para a FUNAI e associação Yanomami Hutukura. Parte dos itens serão destinados à Casa de Saúde Indígena (Casai), um hospital que atende o povo Yanomami. Outra parte será doada para a comunidade indígena. A agência adventista também disponibilizou duas nutricionistas para atuar na CASAI (Casa de Saúde Indígena).

O representante da FUNAI, Germando da Silva, participou do momento da entrega das doações. Ele, que também coordena a Frente de Proteção Yanomami, explica que a entidade atua como mediador do povo indígena. Para Silva, a parceria com a ADRA é um passo muito importante. “O auxílio veio na hora certa. Tanto os indígenas, que vêm para a cidade e são acolhidos na CASAI, precisam desse apoio e dessas redes e mosquiteiros, quanto o território, que é justamente onde está o maior índice de malária”, afirma o líder.

Silva ainda confirma que os itens certamente chegarão às famílias necessitadas e ajudarão a amenizar a situação.

O Chefe de Agentes da FUNAI realça que os Yanomamis estão sofrendo em virtude da devastação causada pelo garimpo, além da questão da mudança climática, que agravou a situação, entre outras razões. “Tudo isso gerou uma crise de segurança alimentar, de malária e de diarreia”, lamenta.

LEIA TAMBÉM: Povo Yanomami recebe auxílio de agência adventista e da USAID                                                                            ADRA leva auxílio a povo Yanomami

O representante da FUNAI também expõe que a doação das 1.500 redes e mosquiteiros garantirão um sono tranquilo aos beneficiados. “As primeiras pessoas que vão receber as doações são os pacientes da CASAI. O restante será levado às comunidades com maior índice de malária. Teremos todo o apoio logístico da FAB, que fará a entrega juntamente com cestas básicas dentro do território”, complementa.

Para o representante da associação Yanomami Hutukura, Ênio Yanomami, a ajuda da Agência Adventista é importante para amenizar a atual crise que os indígenas enfrentam. “O povo Yanomami precisa de ajuda, principalmente de redes e mosquiteiros, pois ajuda a evitar a proliferação da malária. Em nome da população indígena agradeço à ADRA. Essa doação para a CASAI também é importante, os pacientes necessitam”, agradece Ênio, que espera continuidade na parceria com a agência.

Além dessa iniciativa, a ADRA realiza uma campanha para arrecadar fundos que serão revertidos em medidas para garantir água potável para essa população, já que a exploração dos minérios, cuja prática utiliza mercúrio, um composto tóxico, contamina a água e os alimentos consumidos por eles. Quando expostos a essas substâncias, os habitantes ficam suscetíveis a vários problemas de saúde, como doenças neurológicas em crianças recém-nascidas. Esses fatores explicam o aumento de casos de malária, redução de serviços de saúde e falta de acesso à comida ou água potável.

A campanha, que encerra hoje, fará aquisição de bebedouros e prestará apoio aos serviços de água e saneamento da CASAI. A ação conta com a parceria da Visão Mundial e UNICEF.

Faça parte desta campanha e ajude a salvar vidas. Você pode colaborar e doar através da chave PIX:  [email protected]

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros