Formação da ADRA prepara voluntários para atuar em comunidades vulneráveis de Alagoas

Primeira edição do encontro no Estado reuniu participantes em Maceió e abordou princípios humanitários, gestão de projetos, saúde mental e proteção da imagem das pessoas atendidas

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) realizou, em Maceió, o primeiro Encontro de Formação de Embaixadores da organização em Alagoas. A capacitação reuniu voluntários e lideranças entre sexta-feira (31) e domingo (02), com atividades teóricas e uma ação prática em uma comunidade da capital.

Leia também:
ADRA reúne 130 voluntários e mapeia necessidades de 150 famílias em Maceió

Participaram membros da Igreja Adventista, voluntários da Ação Solidária Adventista (ASA), missionários dos projetos Um Ano em Missão e Calebes, além de outras pessoas envolvidas em iniciativas comunitárias.

Capacitação abordou princípios humanitários, gestão de equipes e atuação responsável em comunidades vulneráveis. (Foto: ADRA)

Durante os três dias, os participantes discutiram o papel do voluntário, suas responsabilidades e os limites de sua atuação. A programação também apresentou políticas institucionais da ADRA e orientações sobre o Termo de Voluntariado.

O conteúdo incluiu princípios humanitários, critérios para a seleção de beneficiários, gestão de equipes, liderança, resolução de conflitos e planejamento financeiro. Os participantes receberam ainda orientações sobre orçamento, aplicação responsável dos recursos e prestação de contas.

Participantes receberam orientações sobre os direitos, deveres e limites do trabalho voluntário. (Foto: ADRA)

Proteção das pessoas atendidas

Um dos temas centrais foi a comunicação em contextos humanitários. A formação destacou que o registro e a divulgação de imagens e histórias devem preservar a privacidade e a dignidade das pessoas atendidas, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade.

A voluntária Sandra Amorim, que já participava de ações sociais antes do encontro, afirma que as orientações ampliaram sua compreensão sobre os cuidados necessários durante o trabalho.

“Aprendemos sobre as questões legais, os limites da atuação e a exposição da pessoa assistida. Muitas vezes, na tentativa de divulgar o trabalho, o voluntário pode acabar expondo quem está sendo beneficiado”, diz.

Segundo Sandra, a capacitação também reforçou que o voluntário atua em nome de uma organização e deve seguir seus princípios e protocolos.

“Quando vestimos a camisa ou o colete, não estamos representando apenas a nós mesmos, mas a ADRA. O treinamento mostrou a responsabilidade que cada pessoa assume ao participar de uma ação”, afirma.

A saúde mental também fez parte da programação, com orientações sobre o cuidado com voluntários e beneficiários e o manejo de situações emocionalmente desafiadoras.

Conhecimento colocado em prática

Atividade prática permitiu aos voluntários aplicar os conhecimentos adquiridos durante a formação. (Foto: ADRA)

No domingo, os participantes realizaram uma análise de necessidades no Vergel do Lago, um dos maiores bairros de Maceió e um dos três com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. Durante a atividade, as equipes visitaram moradores e identificaram demandas que poderão orientar futuras ações comunitárias.

Sandra conta que encontrou uma família vivendo em condições de extrema pobreza. A experiência, segundo ela, transformou o conteúdo da capacitação em um compromisso pessoal.

“Foi muito impactante. Depois da visita, comecei a procurar amigos e familiares para pensarmos em formas de ajudar. A formação mudou a minha maneira de olhar para aquela realidade”, relata.

Após a atividade, o grupo participou de uma avaliação coletiva para discutir os desafios observados e as possibilidades de atuação no território.

Voluntariado com preparo

Encontro preparou voluntários para atuar em projetos sociais e respostas a situações de emergência. (Foto: ADRA)

Para o presidente da Missão Alagoas da Igreja Adventista, Brian Ney Rius, preparar os voluntários é necessário para que as ações produzam resultados duradouros e não provoquem novos danos às populações atendidas.

“Atender comunidades vulneráveis exige assertividade e responsabilidade. Com a experiência da ADRA Brasil em projetos sociais e respostas a emergências, somada à atuação global da organização, estamos formando pessoas preparadas para servir com excelência”, afirma.

Segundo ele, a formação fortalece o voluntariado e amplia a capacidade de atuação da Igreja Adventista e da ADRA nas comunidades mais vulneráveis de Alagoas.

Ao fim do encontro, os participantes receberam certificados. A formação marca o início de uma estratégia voltada ao preparo dos Embaixadores da ADRA para atuar tanto em projetos sociais permanentes quanto em respostas a situações de emergência.

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros