ADRA beneficia migrantes venezuelanos através do projeto Alimentum

Manaus, AM – A cidade de Manaus, no Amazonas, continua sendo cenário de um relevante fluxo migratório de cidadãos venezuelanos que chegam ao Brasil em busca de novas oportunidades de vida.

A ADRA, com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), tem respondido a essa realidade migratória através do Projeto Alimentum.

Desde o início de 2022 através desse projeto, a ADRA vem desenvolvendo ações para fortalecer a saúde e promover uma alimentação adequada entre os beneficiários, e isso com o propósito de contribuir para a redução da insegurança alimentar.

Em 2023 o projeto, que já beneficiou milhares de pessoas, se encontra na sua segunda fase que consiste em uma extensão do mesmo a fim de beneficiar um maior número de migrantes venezuelanos recém-chegados ao Brasil.

O benefício consiste no recebimento de um cartão de alimentação ao qual os beneficiários tem acesso após realizar um pré-cadastro e cumprir com critérios de vulnerabilidade e prioridade específicos.

 

Distribuição de Cartões de Alimentação

No dia 15 de maio, na sede da ADRA em Manaus, iniciou a distribuição dos cartões de alimentação priorizando grávidas, mulheres com crianças de colo, idosos e pessoas com deficiências.

A venezuelana Franmar Márquez recebeu o benefício e com evidente emoção expressou para nossa equipe, “Me sinto agradecida e muito abençoada porque entre tantas pessoas eu fui selecionada para receber esta grande ajuda”.

Franmar está no Brasil há tres meses e conta que vende bolos na rua para poder sustentar seus dois pequenos filhos. Agora ela acredita que “o benefício do projeto Alimentum vai sim contribuir para suprir nossas necessidades”.

Com sua pequena de um ano nos braços, Alexandra Salazar diz estar muito feliz porque desde que chegou ao brasil não tina recebido nenhum tipo de benefício e não tinha recursos para sustentar sua filha.

“Hoje sinto uma emoção muito grande, e estou muito agradecida com a ADRA por esta grande ajuda oferecida através do projeto Alimentum”, conta Alexandra.

Além de receber o cartão de alimentação os beneficiários foram orientados sobre o projeto e uso do cartão, receberam recomendações sobre nutrição adequada, e também tiveram acesso a vacinas e realização de exame preventivo. [Shirley Rueda, Regional Amazonas]

 

GALERIA DE IMAGENS

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros