Ucrânia completa 31 anos de independência em meio a crise humanitária

ADRA_UCRANIA_SERVIDORES

ADRA na Ucrânia agradece apoio do povo Brasileiro pela ajuda enviada e relata projetos que desenvolve nos lugares afetados pela guerra

 

A cada 24 de agosto o Brasil comemora o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, data instituída pelas leis brasileiras em 2010, uma vez que nesta data comemora-se, também, a Declaração de Independência do país, que ocorreu em 1991.

Nesse ano o país do leste europeu completa 31 ano de independência em meio à guerra com o país vizinho, Rússia, que já deixou 5.587 civis falecidos e 7.890 feridos desde 24 de fevereiro. Os dados foram revelados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na segunda-feira (22), 6 meses após o início do conflito. As autoridades também afirmaram que aproximadamente 9 mil militares  perderam a vida lutando na guerra, para defender seu país.

A ADRA no Brasil conversou com Artem Dikthiaruk, Diretor de Emergências da ADRA na Ucrânia, para conhecer a situação humanitária atual e saber como podemos continuar apoiando seu país. Ele respondeu nossas perguntas e enviou uma mensagem de gratidão aos brasileiros que doaram para esta causa.

Qual é a situação atual da Ucrânia?

Em meio ao Dia de Independência, as autoridades e os meios de comunicação estão orientando a população a redobrar os cuidados e permanecer nos refúgios, mesmo que atualmente não existam lugares completamente seguros nos lugares onde estamos atuando diretamente.

Estamos entrando no período de inverno, situação que complica ainda mais o panorama atual. As pessoas aqui ainda precisam de roupa, comida e até reconstruir suas casas que em muitos casos estão completamente destruídas, para poder enfrentar esta mudança de estação.

Também existe a necessidade de dinheiro em espécie, pois muitos ucranianos estão sendo realocados ou evacuados das cidades mais perigosas. Eles precisam recomeçar suas vidas com o mínimo de dinheiro.

Entrega de alimentos e itens básicos de higiene aos afetados na Ucrânia, foi possível graças às doações enviadas pelo Brasil.

Quais são as frentes de atuação da ADRA na Ucrânia atualmente?

Uma das frentes de atuação da ADRA aqui está sendo a realocação de ucranianos, tirando-os de lugares perigosos e levando-os até cidades mais segura dentro do próprio país . Entre as principais tarefas que estão inclusas neste projeto está a arrecadação e distribuição destes recursos financeiros, transporte das famílias até seus novos lares, alimentação, abrigo, etc.

Também continuamos distribuindo alimentos e itens de higiene, especialmente à população que está em nossos abrigos. A ajuda enviada pelos brasileiros foi fundamental para esta resposta que representa ainda um grande desafio para a nossa equipe. De fato, uma preocupação que temos neste momento é conseguir caminhões para trazer suprimentos até a Ucrânia, desde outros países europeus.

Continuamos oferecendo lugares seguros para alojar famílias cujas casas foram completamente destruídas ou estão sem condições de serem habitadas. Realizamos a gestão completa destes abrigos.

ADRA celebra Dia Mundial Humanitário

Outro de nossos projetos em execução é o de reconstrução de moradias. Autoridades comunicaram que são 6,5 milhões de ucranianos desalojados por causa da guerra. A ajuda enviada pela ADRA Brasil também possibilitou a execução deste projeto.

ADRA ajuda a reconstruir casas na Ucrânia, com ajuda de recursos enviados desde o Brasil.

Nossa equipe também está oferecendo ajuda psicossocial através consultas telefônicas e atendimentos presenciais. Com a ajuda dos voluntários devidamente treinados, já realizamos 6 milhões de intervenções desde fevereiro desse ano.

Como podemos ajudar ?

O maior suporte é a oração. Contamos com as orações de todos vocês pela nossa equipe, funcionários e voluntários. Hoje se completam 6 meses desde que o conflito começou e estamos exaustos. Deus está nos concedendo as forças que necessitamos para continuar nesta jornada.

Também continuamos contando com as doações de todos. Para nos ajudar você pode acessar a página: https://donations.adra.org/donate

 

Confira algumas imagens do trabalho realizado pela agência na Ucrânia

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros