Autismo e Inclusão – ADRA DF/GO participa de Sessão Solene na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Conscientizar e trabalhar a inclusão de pessoas com autismo na sociedade é uma luta constante e de todos

Colaboradores da ADRA DF/GO recebem Moção de Louvor. Foto: Marcos Salas

Pessoas que realizam relevantes serviços à população do Distrito Federal foram homenageadas em uma Sessão Solene realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Na semana de eventos em prol do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, colaboradores do Núcleo da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais para do Distrito federal e Goiás (ADRA DF/GO) receberam uma Moção de Louvor na CLDF.

Com serviços sociais de total importância para a sociedade, o diretor da ADRA DF/GO, Joymir Guimarães, fez parte da mesa durante a Sessão Solene. Assim, ele apresentou o novo projeto, que prevê a possibilidade de laudo para crianças das escolas públicas do Distrito Federal.

Nesse sentido, o pastor responsável pelo Ministério Adventista das Possibilidades (MAP), Carlos Eduardo Petter, ressaltou a importância do apoio e respeito para com as famílias que têm filhos com autismo.

“A Igreja Adventista segue o modelo bíblico. Portanto, quando as escrituras dizem que o evangelho é para todos, isso também inclui as pessoas com autismo. Se essas famílias são rejeitas em muitos lugares, Jesus Cristo e nós, cristãos, devemos acolher e respeitar”, destacou o pastor.

Giovanna Brunelli, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia e servidora no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), de Taguatinga (DF), foi uma das homenageadas pelos serviços prestados à comunidade. Ela explicou que o local atende “muitos autistas, principalmente nível 1 de suporte – que apresentam crises de ansiedade, depressão grave e tentativa de suicídio”.

O CAPS é um meio disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para atender pessoas em sofrimento psíquico severo e persistente. “Tenho um grupo que trabalha com crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) por meio da música. É muito recompensador ver que seu trabalho está fazendo a diferença”, destacou Giovanna.

Adventistas são citados na CLDF. Foto: Marcos Salas

Conscientizar e desenvolver

Diversas pessoas, inclusive defensores apaixonados pela causa da neurodiversidade, estiveram presentes no evento. Cada representante pôde falar sobre seu ponto de vista e o que vivenciam em suas escolas, postos de saúde, organizações. Dessa forma, o evento foi mais que apenas mais uma atividade legislativa.

Contudo, a Sessão foi uma oportunidade única de ouvir e reconhecer as contribuições das pessoas que dedicam seus talentos para promover um mundo mais inclusivo.

Compromisso e dedicação

Pessoas relacionadas com a luta são homenageadas. Foto: Marcos Salas

Um representante da Secretaria de Saúde do Distrito Federal ressaltou que o objetivo é fazer mais e que contam com o governo para que possam romper as barreiras. “Que todos possamos ter um pouco de azul todos os dias em nossa vida e não somente no dia do autismo”, disse.

O deputado e anfitrião do evento, Jorge Vianna, ressaltou que a razão de reservar um dia para pensar sobre o autismo é lançar uma luz em diversos aspectos sobre o que as pessoas com autismo passam.

Fernando Cotta, presidente da Subcomissão dos Direitos dos Autistas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Distrito Federal, contou que é preciso ter um centro para atender essas pessoas, desde grau leve ao severo. “Estes estão em casa, por não poder sair”, disse.

Ele explicou ainda que muitas pessoas só precisam de um abraço e que a sociedade precisa ter sensibilidade, com a mãe, com a criança. “Não desistam de seu filho. No mundo inteiro, a história das associações mostra isso. Quem primeiro levantou a bandeira, se uniram e foram atrás: as mães. E encontraram as portas fechadas, mas uma se abriu e o desenvolvimento aconteceu”, explicou Fernando.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal enviou representantes para a Sessão Solene. Dessa forma, eles ressaltaram que o atendimento pré-hospitalar é sua maior demanda e destacou a necessidade de que todos da tropa saibam como atender alguém com autismo.

“É isso o que estamos estudando e pensando: como passar para a tropa, pois temos uma quantidade grande de ocorrências e de pessoas no espectro autista. E ter uma tropa preparada para esse atendimento faz a diferença”, destacou.

Sessão Solene sobre Autismo na Câmara Legislativa do DF. Foto: Wilter Moreira

Um dia Mundial

Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é um momento crucial. Pois destaca a importância de compreender e apoiar as pessoas. Contudo, foi oficializada no Distrito Federal em 2014, essa data remete a lutas incansáveis e repletas de conquistas diárias.

A data não amplia somente a conscientização sobre as características únicas do autismo. Contudo, ela também promove a aceitação e a inclusão em todos os aspectos da sociedade.

Dessa forma, a Sessão Solene mostra a importância do tema e amplia para a sociedade a discussão sobre melhorias, decisões, crescimento e mudanças. Portanto, um debate extenso e intenso, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia, seus ministérios e organizações têm total interesse em participar e ajudar nas mudanças.

Confira mais fotos aqui.

 

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros