ADRA promove treinamento sobre gestão de resposta a emergências

Evento foi realizado em Recife, Pernambuco, e durou três dias.

Auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio de uma mudança de vida justa e igualitária é um dos principais objetivos da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a ADRA. Além de seus projetos fixos, a agência está entre as principais organizações internacionais que respondem a catástrofes emergenciais, como o deslizamento que aconteceu em Brumadinho, Rio de Janeiro, Guerra na Ucrânia, entre outras situações. ​

A fim de capacitar os colaboradores que atuam nessas emergências, foi realizada em Recife, Pernambuco, um treinamento de gestão de resposta a emergências e desastres, entre os dias 3 e 5 de setembro. O encontro foi organizado pela ADRA Brasil e teve a presença de todos os diretores, Coordenadores Financeiros e de Emergências das 14 sedes regionais da Organização, que ficam espalhadas pelo Brasil.

O líder da ADRA Brasil, Fabio Salles, destaca que durante o evento foram apresentadas temáticas importantes sobre Mecanismos de Resposta da agência. “A ideia principal foi ampliar a capacidade de gestão dos nossos líderes. Apresentamos ferramentas que vão potencializar a atuação dos nossos colaboradores, aumentar a agilidade e a transparência. Reforçamos todos os agentes parceiros que devem ser acionados durante emergência, para que o mais rápido possível as pessoas vulneráveis sejam atendidas”, declara Salles.

A ADRA conta com um plano nacional de resposta a eventualidades pré-definido que guia as ações durante um desastre. A coordenadora de emergências da entidade, Isabella França, frisa que assim que o desastre ocorre, a equipe local faz um levantamento das necessidades em coordenação com outros órgãos e instituições. “A partir desse levantamento e coordenação, a agência decide atuar em uma das modalidades de resposta, que pode ser doação de cestas básicas, de kits de higiene e de limpeza até voucher de alimentação”, afirma.

Essas doações são feitas com recursos provenientes de doações locais, da ADRA internacional ou de outros parceiros, como empresas privadas e embaixadas. A equipe realiza uma triagem para identificação dos grupos mais vulneráveis afetados pelo desastre que se beneficiarão com as doações.

“Um treinamento como este que realizamos é de fundamental importância para que nossas equipes de resposta a emergência estejam treinadas e capacitadas para atender as calamidades com eficiência. É o que chamamos de preparação em tempos de paz. Dessa forma, fortalecemos parcerias, montamos estratégias e atendemos melhor às comunidades afetadas”, explica a coordenadora.

Carla Silva atua em Alagoas, Macéio, e participou do treinamento. Ela menciona que a organização e dinâmica do evento foram marcantes. “Está sendo uma experiência única. Muito aprendizado e muita conexão. Muitas experiências foram compartilhadas e ampliaram minha visão de atuação”, compartilha Carla.

Categorias

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros