AWIRE – NÚCLEO ARAGUAIA-TO

O Projeto Awire, pretende potencializar o desenvolvimento pessoal e social de crianças e adolescentes indígenas, trazendo temáticas atuais para a realidade deles, dentro do contexto transcultural, estimulando discussões, pensamento crítico e maneiras de expressar suas necessidades e sentimentos.

Área de Atuação:
Assistência a menores em situação de vulnerabilidade
Público-alvo:
Adolescentes indígenas das aldeias da Ilha do Bananal
DSC00413
DSC00396
Reproduzir vídeo

Descrição

A Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, está situada entre o rio Araguaia e o rio Javaé, no estado do Tocantins. Está localizada na área de transição entre bioma amazônico e cerrado, ambiente rico em biodiversidade. Sabe-se que a Ilha do Bananal é ocupada por povos indígenas há pelo menos 400 anos, principalmente os Iny/Karajá e Javaé, e alguns que vivem isolados até hoje. As duas maiores aldeias da Ilha do Bananal são Fontoura e Santa Isabel, as quais pertencem ao município de Lagoa da Confusão. Essas aldeias ficam distantes pelo menos 120 km da sede do município, sendo esta distância por dentro da Ilha do Bananal onde o acesso é possível somente na seca. Para a população indígena das aldeias da Ilha sediadas na margem do Araguaia acessarem a sede do município de Lagoa da Confusão é necessário percorrer aproximadamente 775km via Mato Grosso e Pará. Pode-se considerar a Ilha do Bananal um local de difícil acesso, já que pela margem do Araguaia o acesso se dá somente de barco e pelo rio Javaé o acesso de carro somente é possível por 3 meses, no período da maior vazante do rio.
O evidente isolamento dessas comunidades agrava a vulnerabilidade da juventude Iny/Karajá, já que o acesso a serviços básicos pode se tornar um desafio e as oportunidades para o desenvolvimento pessoal são escassas. Situações de violência, preconceito, evasão escolar, saúde mental e uso de álcool e drogas são algumas das situações a que essas crianças estão expostas.
O Projeto Awire é o único projeto social que atua nas aldeias da Ilha do Bananal que atua na promoção de ações de desenvolvimento específicas para crianças e adolescentes indígenas. Os objetivos do projeto estão voltados para o desenvolvimento de habilidades pessoais, físicas e sociais, tendo em vista a geração de novas possibilidades e ferramentas para que consigam fazer boas decisões para suas vidas.

Educação Física: Realizadas atividades esportivas coletivas com crianças e adolescentes das aldeias, trabalhando esportes como: futebol, voley, corrida e esportes culturais.

Psicologia: São realizadas oficinas socioeducativas em com grupos de adolescentes abordando temas relevantes como: autovalorização, saúde física e mental, emoções, amizades, efeitos do álcool e drogas no organismo, planejamento de vida, etc

Reforço Escolar: Atividades de reforço escolar em Língua Portuguesa, interpretação e produção de texto.

adra

Rafaela Reis

Coordenadora do Núcleo Araguaia

Mude o futuro de algúem

ADRA Centro Oeste
Santander (33)
PIX CNPJ: 15.439.317/0001-04
Agência: 0082
C/c: 13006368-5

Compartilhar:

Outras campanhas relacionadas

Em Natal, no Rio Grande do Norte, o projeto ADRA Runners tem mudado a trajetória de vida de muitas pessoas. A corrida de rua motiva os participantes a abandonar o sedentarismo e a superar a ansiedade e a depressão.

O EducAção é um projeto que visa promover a melhoria do desempenho acadêmico de alunos do Ensino Fundamental, atuando como um suporte complementar ao aprendizado escolar. As aulas são ministradas por voluntários dedicados que buscam oferecer uma experiência educativa enriquecedora.

Oferecemos acolhimento residencial transitório e acompanhamento psicossocial para idosos de ambos os sexos, com idade acima de 60 anos, que estão em situação de vulnerabilidade devido ao uso de substâncias químicas.

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Nossos parceiros