Projeto ‘Viva Feliz’ da ADRA oferece nova perspectiva para idosos no Rio Grande do Sul


No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, Conheça a Iniciativa que Alia Saúde, Arte e Conscientização

 

Na jornada global contra o abuso e a violência direcionada a pessoas idosas, marcada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em 15 de junho, uma ação singular emergiu no Rio Grande do Sul. Conhecida como Projeto Viva Feliz, a iniciativa é conduzida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e tem sido um farol de esperança para idosos na região, oferecendo uma gama de atividades enriquecedoras.

LEIA TAMBÉM:
ADRA realiza doação ao Lar dos Velhinhos Maria Madalena, no DF

Enfatizando a saúde e o bem-estar dos idosos, o projeto também se concentra em proporcionar orientação sobre alimentação saudável e exercícios físicos. (Foto: Cristiano Freitas)

Estabelecido em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa tem como objetivo despertar a atenção global para a problemática da violência contra idosos, um assunto que, muitas vezes, é negligenciado ou ignorado.

O Projeto Viva Feliz, com sua variedade de atividades, desde artesanato e passeios até exercícios físicos, atua diretamente no combate ao isolamento e depressão, comuns entre idosos e frequentemente agravados pela violência e abuso. Essas atividades são realizadas na sede da ADRA, localizada no Bairro Hidráulica, em Rio Grande, como informa Ana Carolina Ferreira Freitas, a coordenadora do projeto.

Reuniões semanais também debatem temas de saúde mental. (Foto: Cristiano Freitas)

Entre as muitas histórias que ilustram o impacto positivo do ‘Viva Feliz’, um episódio compartilhado pela coordenadora da iniciativa, se destaca. Ela conta a história de um casal de idosos participantes do projeto que, mesmo afastados temporariamente em outra cidade por três meses, mantiveram-se engajados nas atividades. Segundo Ana, o casal continuou a realizar as atividades físicas e até participou de maratonas na cidade em que estavam, evidenciando o comprometimento e o impacto duradouro do ‘Viva Feliz’ em suas vidas.

Enfatizando a saúde e o bem-estar dos idosos, o projeto também se concentra em proporcionar orientação sobre alimentação saudável e exercícios físicos, áreas estas escolhidas estrategicamente para melhorar a qualidade de vida dos participantes.

Atividades físicas proporcionam melhor qualidade de vida aos beneficiários. (Foto: Cristiano Freitas)

Além disso, o Projeto Viva Feliz se destaca na luta contra o abuso de idosos. Ana Carolina menciona que a equipe do projeto já participou de passeatas do movimento Quebrando o Silêncio e ofereceu palestras sobre os direitos dos idosos. “Ações como estas, além de atividades planejadas para o Dia de Conscientização contra o Abuso de Idosos, corroboram para a missão central do projeto”.

Mesmo diante de desafios, como a necessidade de finalizar a construção de uma cozinha e uma sala para refeições e oficinas de alimentação saudável, o projeto se mantém aberto para a chegada de novos voluntários. “Em relação aos voluntários, estamos dispostos a abraçar todos que chegarem”, conclui a coordenadora. Essa abertura sublinha o compromisso do Projeto Viva Feliz de acolher a comunidade e fortalecer a rede de suporte para os idosos.

Para fazer a diferença na vida de mais idosos clique aqui e faça sua doação para o projeto.

Entre as atividades também são realizados passeios e programações ao ar livre. (Foto: Cristiano Freitas)

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros