Monitor de WASH da ADRA realiza oficinas de reciclagem em comunidades de refugiados e migrantes venezuelanos

No último sábado (22), foi comemorado mundialmente o Dia da Terra. Em alusão a esta data especial, conversamos com David Desir Mesidor, Monitor de WASH do projeto Emergência Roraima da ADRA Roraima, que conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e que tem impactado positivamente as comunidades atendidas por meio de atividades inovadoras que ressaltam a importância de cuidar do meio  ambiente.

David, está no Brasil há 5 anos e antes de trabalhar na ADRA, realizou trabalho voluntário. Ele diz que no início ser Monitor de WASH era difícil, pois não entendia muito bem o trabalho, e se preocupava se teria capacidade de desenvolvê-lo, no entanto, rapidamente ele compreendeu a essência: “a gente aprendeu, e a gente entendeu que o trabalho era mais que ser um Monitor de WASH, o trabalho também era ajudar as pessoas e era uma tarefa muito agradável e bonita”, disse.

O monitor David Mesidor realiza palestras sobre gestão de resíduos e reciclagem

WASH é uma sigla em inglês que pode ser traduzida como Água, Saneamento e Higiene. Os Monitores de WASH realizam um trabalho de base comunitária, para promover uma mudança social e de comportamento em locais onde o acesso à água, saneamento e higiene podem ser escassos. Para alcançar este objetivo, a equipe de WASH realiza intensas atividades de conscientização com as populações, e abordam cinco áreas principais: água, gestão de excrementos, promoção de higiene, gestão de resíduos e controle de vetores. Este trabalho é desenvolvido pela ADRA nos municípios de Boa Vista e Pacaraima – RR, em Abrigos Oficiais e principalmente, nas Ocupações Espontâneas.

Oficina de Lavagem de Mãos

As atividades em WASH realizadas pelos monitores visam alcançar um público amplo de crianças, adolescentes e adultos que vivem nos locais atendidos. Diante do desafio de fazer com que este público compreenda a importância dos temas abordados, David viu a oportunidade de inovar em suas metodologias, e teve a ideia de realizar uma oficina de reciclagem de resíduos. Ele diz que as crianças beneficiadas pediam atividades diferentes das que vinham sendo realizadas diariamente como palestras, rodas de conversa e jogos. “Eles também querem atividades de qualidade. Então naquele momento eu pensei que a gente também tinha que inovar, fazer coisas diferentes para captar a atenção deles”, conta o Monitor de WASH.

A oficina de reciclagem idealizada por David inicia com palestras, onde são abordados diversos pontos relevantes, principalmente a importância do cuidado com o meio ambiente, seguido pela parte prática, onde confeccionam os itens feitos de materiais recicláveis, e finalizam com uma exposição dos itens confeccionados durante a semana da oficina. Os itens confeccionados geralmente são brinquedos, que passam a pertencer às crianças que participam das atividades. “(…) assim a oficina tem mais valor para eles porque a eles serve o que eles fizeram, e os pais também percebem a importância e o talento dos seus filhos”, explica.

O sucesso da oficina de reciclagem é tanto que, até mesmo os adultos acabam se envolvendo e podem retirar lições valiosas. David conta que percebeu uma mudança significativa nas pessoas que vivem nos locais em que atende; mesmo após o fim das oficinas realizadas, as crianças continuam fazendo a coleta seletiva de resíduos para criar os brinquedos que garantem sua diversão e aprendizado.

A parceria com a equipe de coordenação do abrigo é essencial para o desenvolvimento de atividades de educação em WASH efetivas

Dia Mundial da Terra

A data surgiu nos anos 70, com o intuito de chamar atenção para as ações humanas que podem prejudicar o planeta e colocar em risco a vida humana. A ocasião incentiva a refletir na preciosidade de cada bem oferecido pela natureza e seu caráter finito. No Dia Mundial da Terra, a mensagem principal é que cada um faz a diferença no cuidado com o Planeta Terra e todos devem adotar hábitos sustentáveis no dia a dia.

Por meio das ações em WASH, a equipe da ADRA contribui promovendo o cuidado com a água disponível, relembrando a importância de manter a higiene dos ambientes e dar o destino correto a cada resíduo produzido.

Com suas atividades educativas inovadoras, que envolvem crianças, adolescentes e adultos nos locais atendidos pela ADRA, o Monitor de WASH, David Mesidor, também deseja passar sua mensagem: “a reciclagem é efetiva no cuidado com o meio ambiente”.

Projeto Emergência Roraima

O projeto Emergência Roraima é financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e atua na emergência migratória venezuelana desde 2018 para garantir o acesso à água, saneamento, higiene, saúde e nutrição, principalmente, para crianças e adolescentes afetados por esta crise.

Desde 2022, o projeto Emergência Roraima alcançou 3.750 pessoas com atividades de promoção de higiene, que incluem educação sanitária e ambiental.

Categorias

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros