Em parceria com a ADRA Roraima, esposas de pastores preparam e entregam 1.300 refeições para brasileiros, migrantes e refugiados

Preparação das marmitas especiais para abrigados que tem problemas com desnutrição e diabetes, por exemplo. (Foto: Bruno Bittencourt)

Cerca de 8 mulheres da AFAM (Área Feminina da Associação Ministerial) que faz parte da Igreja Adventista do Sétimo Dia, participaram da preparação e distribuição 1.300 pratos de comida que foram entregues nos abrigos de migrantes e na Rodoviária de Boa Vista. A distribuição da comida  faz parte do Projeto Refeições Quentes da ADRA Roraima.

A maioria das voluntárias são esposas de obreiros e já participam de outras ações semelhantes. Elas colocaram a mão na massa literalmente, 150kg de frango foram cortados e preparados, além do uso de verduras e legumes. Para entrar na cozinha foi necessário usar luvas, toucas, máscaras e aventais.

Jaqueline Bacelar é líder do Ministério da Mulher e da AFAM em Roraima, ela diz que essa é a primeira vez que o grupo participa da preparação das refeições do projeto. Ela conta que a ideia surgiu, inicialmente, para inserir as esposas dos pastores em atividades de evangelismo intencional. “Essa foi a primeira vez que as esposas dos obreiros se reuniram para fazer esta ação em conjunto. Queríamos praticar também a liderança servidora, ou seja, a liderança pelo exemplo, para que as esposas possam ser espelho para as demais pessoas. Quanto a isso, a sensação é de felicidade diante da voluntariedade delas, porque muitas trabalham fora e têm dupla jornada, então, reservaram um tempo para esse trabalho voluntário”, complementou.

 

Jaqueline Bacelar é líder do Ministério da Mulher e da AFAM em Roraima. Para ela a sensação é de felicidade diante da voluntariedade (Foto: Layrine Silva)

Carine Ribeiro foi uma das voluntárias e diz que já tem experiência em realizar ações em prol da comunidade. “Eu amo fazer isso, eu me sinto bem, é muito gratificante. A gente sempre participa de ações assim na igreja, inclusive com doações de cestas básicas, ações em datas especiais, dia das crianças e também sempre visitamos os abrigos”, disse ela.

“É um projeto incrível e relevante. Uma vez que temos varias classes que estão inseridas em situação de vulnerabilidade social e que necessitam de assistencialismo. A ADRA trabalha tanto a questão de assistenciar quanto de prover esperança. Essas pessoas que estão passando por vulnerabilidades social vivem muitas vezes sem esperança, então saber que existe um instituição preocupada e que esta ali trabalhando de forma operosa, reacende a esperança”, afirmou a líder da AFAM RR .

As entregas das refeições quentes ocorrem de domingo à quinta-feira em diferentes locais como na Rodoviária de Boa Vista – PRA, Ocupação Espontânea na Igreja do Evangelho Quadrangular, e alguns abrigos onde vivem pessoas que necessitam de uma dieta especial, cuja liberação é feita por um profissional de nutrição  e um sanitarista da ADRA.

 

“Eu amo fazer isso, eu me sinto bem, é muito gratificante“, Carine Ribeiro. (Foto: Layrine Silva)

O PROJETO

Lançado em 2018, o Projeto de Refeições Quentes da ADRA Roraima, tem como foco de trabalho, a Segurança Alimentar, cujo objetivo é combater a desnutrição, erradicar a fome e a miséria com o preparo e entregas de refeições a centenas de migrantes venezuelanos e brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social. Mesmo diante de grandes desafios, com essa iniciativa, a equipe ADRA Roraima consegue atender mais de 1 mil pessoas diariamente, contabilizando mais de 30 mil refeições por mês.

 

COMO AJUDAR?

A ADRA Roraima recebe voluntários em alguns dias da semana para preparar as refeições. No domingo, por exemplo, um grupo desses jovens participam do Voluntário por Um Dia. Eles participam de todo o processo de preparo dos alimentos e fazem a distribuição para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Se você deseja ser um doador, entre em contato conosco pelo e-mail: [email protected], ou click na aba “FAZER DOAÇÃO” e faça a sua contribuição.

Para conhecer mais projetos da ADRA Regional Roraima acesse:

REFEIÇÕES QUENTES: https://adra.org.br/projetos/roraima/refeicoes-quentes/

EMERGÊNCIA RORAIMA: Emergência Roraima – ADRA Brasil

 

TAGS

Artigos relacionados

Seja um voluntário da ADRA Brasil

“Quando a ação encontra a compaixão, vidas mudam.

– Dave Ramsey

Faça uma doação para ADRA Brasil

Clique no botão abaixo e venha mudar a vida de algúem, fazendo parte desta equipe que está levando justiça, compaixão e amor ao mundo.

Nossos parceiros